Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os passos iniciais do planejamento de uma coleção de moda

Planejar não é apenas criar e desenhar a coleção!

Embora muitas vezes acreditemos que os aspectos visuais de uma coleção, definidos prioritariamente pelo tema, são os grandes definidores do sucesso prático e comercial de uma coleção, o segredo, segundo os principais livros e publicações sobre moda e negócios, está no planejamento. Isso quer dizer que, na prática, não adianta ter uma coleção linda e criativa, se ela não foi planejada do início ao fim, isto é, da pré-criação à pós-criação.

O planejamento, que muitos podem pensar que se limita à organização cronológica das atividades pertinentes ao desenvolvimento de produtos, é bem mais que isso. É uma forma de pensar sistemicamente as inter-relações entre as partes, incluindo, obviamente a criação, mas também a concepção, a natureza do sistema produtivo e da lógica de mercado da empresa. Trata-se de uma atividade muito analítica, que verifica, em detalhes, a influência que uma decisão tem sobre todo o processo.

Planejar, assim, é conhecer os aspectos decisórios para o bom fluxo de uma série de produtos que, entre si, se organizam sob a ótica de uma coleção comercial. Os passos iniciais, segundo os especialistas, podem ser divididos em dois: definição e revisão/atualização do perfil (da marca) e o conceito (da coleção).

Definição ou atualização de perfil

Entendendo o perfil do consumidor em 360 graus

Devemos entender, profundamente, qual o mercado que atuamos (casual, esportivo, roupa para trabalho ou festa etc.); o gênero de nosso público e faixa etária (masculino, feminino, ambos, infantil, adulto, jovem etc.; o target dos produtos (faixa de preço), perfil social e de identidade de nosso público-alvo e as características de nossas principais operações, da produção à comercialização.

Definição de conceito de coleção

A pesquisa vem antes da criação

Atendendo ao perfil, devemos definir a estação da coleção, o tema (referências visuais e estéticas) e a pesquisa de tendências, que inclui uma análise do que o mercado está oferecendo em termos de tecidos, cores, materiais, acessórios etc.

Antes de se iniciar o desenvolvimento da coleção, assim, todos esses dados devem ser apurados de forma a iniciar o planejamento da próxima coleção. Como veremos, eles influenciam decisivamente no que deve ser criado e, portanto, o produto é dependente do planejamento.

https://www.fashion-for-future.com/post/os-passos-iniciais-do-plane...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 383

Responder esta

Respostas a este tópico

O planjador não tabalha sozinho. Uma equipe multidisciplinar dá os primeiros passos. Antes de tudo, olho no retrovisor. Coleção análoga anterior. Análise 80/20 das vendas em quantidade e em valor. Depois de identificar os 20% piores e os20% melhores, vão analisar meticulosamente todos eles e entender porque tiveram bom ou mau desempenho. A patir daí poderão criar o mix da coleção e o target de preço. Mas não é só isso.

  Antes de se iniciar o desenvolvimento da coleção, assim, todos esses dados devem ser apurados de forma a iniciar o planejamento da próxima coleção. Como veremos, eles influenciam decisivamente no que deve ser criado e, portanto, o produto é dependente do planejamento.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço