Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cientistas descobrem caminho para a utilização do Nylon em e-têxteis

Paulo Rocha, da Universidade de Coimbra, integra equipa que produziu fibras de nylon piezoelétrico, um passo fundamental para que este tecido possa ser usado em têxteis eletrónicos inteligentes e vestíveis.

29842 Dengue Fever Detection 1 March 2019. Dr Paulo Rocha of Electronic & Electrical Engineering is developing a tool to detect Dengue Fever with an electric sensor. Client: Rob Breckon – Corp Comms

Uma equipa de cientistas que inclui o português Paulo Rocha, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, produziu fibras de nylon piezoelétrico (com propriedades eletrónicas desejadas), abrindo caminho para a utilização deste tecido em têxteis eletrónicos inteligentes e vestíveis ou e-têxteis, como são conhecidos.

A descoberta apresenta infinitas possibilidades, até mesmo a geração de energia portátil e acaba de ser publicada na revista científica Advanced Functional Materials.

O nylon é uma das fibras sintéticas mais usadas pela indústria têxtil desde os anos quarenta, quando foi introduzido na produção de meias. Nos últimos anos, ganhou importância a procura de têxteis eletrónicos e inteligentes, mas há um estrangulamento que permanecia devido à dificuldade de se atingir a fase piezoelétrica (com propriedades eletrónicas desejadas) nas fibras de nylon.

“A procura de têxteis eletrónicos e inteligentes tem vindo a crescer, devido à viabilidade comercial e ao interesse dos consumidores. Contudo, a indústria têxtil enfrenta, atualmente, o desafio de encontrar fibras de materiais eletrónicos baratos e prontamente disponíveis que sejam adequadas às roupas modernas”, explica Paulo Rocha, que integra a equipa de Kamal Asadi, investigador do Instituto Max-Planck, na Alemanha, e professor da Universidade de Bath, no Reino Unido.

“Pela primeira vez, demonstramos a fase piezoelétrica em fibras de nylon e mostramos que essas fibras podem ser usadas para a criação e deteção de eletricidade. Considerando o facto de que os nylons são materiais muito procurados na indústria têxtil, a demonstração de fibras de nylon piezoelétrico será um avanço substancial na indústria”, explica o investigador português.

A produção das fibras de nylon piezoelétrico foi possível através de “uma mistura de solventes e técnica de eletrofiação, que permitiu a fabricação de fibras com diâmetro bem controlado na fase cristalina piezoelétrica desejada. As fibras de nylon piezoelétrico apresentam uma resposta eletromecânica muito forte quando recebem impactos mecânicos. Além disso, propomos um método para aumentar ainda mais a atividade piezoelétrica das fibras de nylon”, acrescenta.

Segundo Paulo Rocha, a disponibilidade de baixo custo e a existência de uma indústria estabelecida permitiriam o aumento da escala das fibras de nylon piezoelétrico em direção aos aparelhos inteligentes acessíveis.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/cientistas-descobrem-camin...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 367

Responder esta

Respostas a este tópico

  Segundo Paulo Rocha, a disponibilidade de baixo custo e a existência de uma indústria estabelecida permitiriam o aumento da escala das fibras de nylon piezoelétrico em direção aos aparelhos inteligentes acessíveis.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço