Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Esse Styling é um truqe (Ou como o Marketing de influência saturou)

Raio-x de passarela no street style, produção pré-avaliada por marca e editorial full look: até quando o styling pede personalização, o marketing de influência sem autenticidade prevalece.

Colagem com imagens de influenciadoras usando bolsas da Miu Miu cheias de objeto.

Influenciadora com bolsa cheia de objetos saindo de dentro no street style da Paris Fashion Week.

Foto: Getty Images.

Muito provavelmente, a bolsa da passarela quis lembrar Jane Birkin e sua famosa Hermés, frequentemente abarrotada de objetos, como livros, echarpes, souvenirs e memórias. Conta a história, o nascimento da própria bolsa Birkin foi uma ideia da musa para a casa francesa: a de que criassem um acessório maior do que uma Kelly e menor do que uma mala. Assim, ela poderia guardar tudo o que precisava, ou não precisava, mas insistia em ter por perto, porque havia de ter algum tipo de importância. 

Se Jane Birkin fez por vontade própria a Miu Miu foi esperta e reverenciou a rica imagem. E, em ambos os casos, a bolsa ganhou mesmo uma ideia generosa e lúdica, em comparação a anos de it bags descartáveis: de companheira da vida. 

Jane Birkin com sua bolsa famosa pela quantidade de coisas.

Foto: Getty Images.

Com as influenciadoras, porém, as bolsas cheias pareciam vazias. E não se trata de uma afronta gratuita a essas profissionais que, hoje em dia, exercem papel importante para as marcas. Acontece que parece haver uma saturação nos moldes de como o marketing de influência é mecanicamente colocado no sistema de divulgação e na comunicação das grifes. 

De acordo com a pesquisa State of Fashion 2024, feita entre o veículo Business of Fashion e a consultoria McKinsey & Company, 68% do público de moda está insatisfeito com a maneira como os anúncios são feitos hoje em dia por influenciadores e 65% está pouco interessado nesse tipo de profissional. O motivo? A falta de autenticidade, identificação e discursos sinceros. 

E as influenciadoras não estão sozinhas nesse embate. Produções pré-montadas pelas marcas para embaixadores e celebridades, regulagem excessiva de storytelling, além da necessidade de full looks em editoriais de revista têm minado a criatividade editorial, a possibilidade de surpresas e a curadoria e o olhar de stylists. O resultado disso são mais imagens iguais. 

Influenciadora usa bolsa com objetos saindo de dentro dela, durante a Paris Fashion Week.

Foto: Getty Images.

O marketing de grandes casas, claro, tem a performance como objetivo principal e serve para minimizar, por exemplo, riscos de comunicação para a empresa. Mas o caminho das rédeas curtas parece ter chegado ao seu limite. Segundo o mesmo report de tendências da McKinsey, pode parecer absurdo num primeiro momento abrir mão do processo criativo, mas a boa aposta é associação sincera, seja com uma influenciadora ou veículo de comunicação, no intuito de entender suas essências e narrativas para, assim, gerar comunicações mais verdadeiras, interessantes e naturais. 

No ciclo do jogo fashion, a gente espera que as compradoras fiquem mais próximas do lado criativo da coisa, do que o da performance vazia e carreguem penduricalhos menos montados para cliques e mais cheios de lembranças por aí. 

POR GABRIEL MONTEIRO

https://elle.com.br/materia/marketing-de-influencia-styling-truque

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 19

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço