Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT realiza evento voltado para a inovação e oportunidades utilizando sequenciamento de DNA

Durante o encontro, pesquisadores e estudantes tiveram a oportunidade de debater sobre o futuro da biotecnologia no Brasil

Aconteceu, no dia 17 de novembro, o evento ISICon – Omics Edition, nas instalações do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras ((ISI B&F), no Parque Tecnológico da UFRJ, localizado na Cidade Universitária da Ilha do Fundão.

O evento foi realizado pelo Senai Cetiqt, em parceria com a Illumina Inc., uma organização que atua no campo da decodificação de informação genética, apoiando diversas pesquisas voltadas para as ciências biológicas por meio de seus serviços e sequenciadores de DNA.

Com o objetivo de apresentar os recentes estudos e as diferentes possibilidades de aplicações das tecnologias, em torno do sequenciamento de DNA, aos atuais e potenciais parceiros de ambas as instituições, o encontro reuniu pesquisadores e estudantes na área da biotecnologia. O futuro das pesquisas e as possíveis soluções a partir delas, para a sociedade e para o meio ambiente, foram alguns dos temas debatidos entre eles.

A abertura do evento foi realizada pelo consultor e pesquisador da Plataforma de Sequenciamento e Bioinformática, do ISI Biossintéticos e Fibras, Carlos Gonçalves, que, durante a sua fala, apresentou brevemente a atuação e os serviços oferecidos pela Coordenação de Biotecnologia.

Para a primeira palestra, o biólogo e especialista em aplicações da Illumina, Éder Pires, abordou a performance dos sequenciadores produzidos pela organização, incluindo o modelo NextSeq 550, aparelho instalado nas dependências do ISI, bem como as tecnologias desenvolvidas e aplicadas. Além disso, apresentou os fluxos de sequenciamento de DNA, desde a etapa de preparação da biblioteca, passando pelo sequenciamento, até o momento de análise dos dados obtidos no processo.

Para o especialista, o encontro amplia as possibilidades de atuação das instituições:

“Eventos como esse trazem a oportunidade de divulgação da tecnologia da Illumina, bem como a capacidade que o SENAI CETIQT tem de oferecer serviços. Dessa forma, é de grande importância divulgar a presença dessa tecnologia dentro do campus da UFRJ”, comentou Éder.

Dando continuidade às apresentações, a professora do Departamento de Genética da UFRJ, Luciana Leomil, trouxe um estudo que contou com a colaboração do SENAI CETIQT nas etapas de controle de qualidade e sequenciamento, no qual analisa o colapso da produção de vieiras na Baía de Ilha Grande, também localizada no Rio de Janeiro. Nele, foram constatadas a presença de vieiras na água do mar e as consequências dos efeitos negativos sinérgicos do aquecimento global como possíveis causas para o declínio.

Em seguida, a professora adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rosiane Miranda, colaborou com o evento apresentando uma pesquisa voltada para a avaliação dos pesticidas mais utilizados no Brasil. O estudo tem a finalidade de observar o potencial danoso à saúde do indivíduo exposto à essas substâncias químicas intraútero, ainda durante a gestação, ou durante o período de amamentação, e as doenças crônicas desenvolvidas já na vida adulta, após essa exposição.

De acordo com Rosiane, pesquisas como essas são essenciais para que moléculas e produtos menos agressivos sejam desenvolvidos:


Rosiane Miranda – Professora Adjunta na
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

“A gente nunca sabe quando o diabetes começa ou quando a doença cardiovascular começa. E o início pode ter origem no desenvolvimento fetal. Ao descobrirmos isso, conseguimos encontrar meios de evitar antes mesmo desse indivíduo nascer e melhorar as condições de vida dele”, concluiu a professora. 

Finalizando o evento, o biólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Tarazi, apresentou um pouco de sua trajetória profissional dentro do campo da biotecnologia e a sua relação com o sequenciamento, iniciada ainda nos anos 2000. Ele também trouxe alguns casos e pesquisas direcionadas para o sequenciamento de genomas e os benefícios provindos delas, além da sua perspectiva sobre o futuro do Brasil em relação a área da biotecnologia.

O evento proporcionou a interação entre universidades, centro de pesquisa e empresa, e trouxe uma visão aprofundada das últimas tendências e avanços no campo de sequenciamento de DNA.

https://senaicetiqt.com/senai-cetiqt-realiza-evento-voltado-para-a-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 25

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço