Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Abrapa marca presença na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Promovida pela Fundação Bunge, a entidade apresentou a rastreabilidade do algodão brasileiro em Conferência Livre.

Na última terça-feira, 26, Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão, marcou presença na Conferência Livre da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Fundação Bunge, em São Paulo. O evento contou com a participação da Abrapa no Painel 2, na parte da tarde, que falou sobre “Como a Ciência e a Tecnologia podem colaborar com a Rastreabilidade no Setor Produtivo”. A executiva levou o case de rastreabilidade do algodão brasileiro do SAI Programa SouABR.


Silmara começou falando sobre o pioneirismo, já que a Abrapa tem um pilar de rastreabilidade que abrange de ponta a ponta da cadeia têxtil. “Começamos com o SAI, em 2004, fomos aprimorando a rastreabilidade e agregando outros atributos como as certificações socioambientais da fazenda, unidade de beneficiamento e de qualidade. Em 20019, nos aventuramos, com a cadeia têxtil, a pensar na rastreabilidade sob as demandas crescentes por mais transparência nos processos de compra, venda e consumo. Em 2021, nasceu SouABR e sua proposta é oferecer ao público uma espécie de ‘raio-x’ da peça que está adquirindo, comunicando os passos que o algodão com certificação socioambiental percorreu até chegar nas mãos do consumidor”, explica.


O SouABR estimula escolhas mais conscientes, demonstrando que o algodão presente naquela peça de roupa tem certificação socioambiental pelo programa ABR (Algodão Brasileiro Responsável). Ao todo são 183 itens de verificação distribuídos em oito critérios: contrato de trabalho; proibição do trabalho infantil e proibição do trabalho análogo a escravo, indigno ou degradante, conforme obrigatoriedade; liberdade de associação sindical; proibição de discriminação de pessoas; segurança, saúde e meio ambiente do trabalho rural; desempenho ambiental; e boas práticas agrícolas.


Para Silmara, o programa está pavimentando o caminho para uma indústria têxtil mais ética, transparente e responsável no Brasil, demonstrando que a moda e o consumo conscientes podem andar de mãos dadas. “É preciso que toda a cadeia têxtil tenha um comprometimento, e o desafio de SouABR não é numérico, de entregar peças rastreadas e de mostrar o certificado das fazendas. É mostrar o que fazemos de melhor, dentro do país, evidenciando o comprometimento que temos com as pessoas e com os trabalhos que geramos”, declarou.



Os números do Programa SouABR 


Silmara destacou que fizeram parte do Programa SouABR, em 2023, 54 produtores e 60 fazendas, com um total de 8.884 fardos rastreados, face a 25 produtores, 32 fazendas e 12.606 fardos rastreados em 2022.


No total, em 2022 e 2023, foram quase 21,5 mil fardos rastreados produzidos pelas fazendas e mais de 127 mil peças rastreadas nas prateleiras das varejistas. A Reserva, primeira a disponibilizar no mercado, já conta com 105.284 peças rastreadas, desde outubro de 2021, data do lançamento do programa. A Renner tem 6.736 peças, desde maio de 2022, e a C&A, 7.830 peças desde maio de 2023.


A Abrapa acredita que a preferência por algodão certificado e rastreável demonstra um compromisso não apenas com a qualidade dos produtos, mas com todo um cenário de responsabilidade socioambiental e transparência na indústria têxtil. “Trabalhar em prol de um impacto cada vez mais positivo, garantindo relações de trabalho justas e produção responsável, é crucial para nos mantermos de pé como uma marca adequada ao nosso tempo”, afirmou.



O organizador do evento e a Conferência 


A Fundação Bunge foi criada em 1955 e atua em diferentes frentes com o propósito de valorizar as pessoas e o conhecimento. Para isso, contribui para o desenvolvimento sustentável por meio de ações que valorizam o avanço da ciência, a educação e a conservação dos recursos naturais.


Já a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), é um evento do Governo Federal, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é viabilizar um espaço de diálogo, envolvendo diferentes atores da sociedade. A 5ª CNCTI tem como tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido" e está prevista para acontecer em junho de 2024.

https://abrapa.com.br/2024/03/27/abrapa-marca-presenca-na-5a-confer...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 20

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço