Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT vai oferecer oficinas gratuitas no Rio Artes 2024

A 16ª edição da feira vai abordar de forma abrangente a economia criativa nacional.

Na próxima quarta-feira, dia 24 de abril, das 10 às 20h, começará, no Centro de Convenções EXPOMAG, centro da cidade do Rio de Janeiro, a 16ª edição da Rio Artes, principal feira de capacitação e negócios do setor de economia criativa do estado, onde especialistas e docentes do SENAI CETIQT vão palestrar no palco principal e oferecer oficinas gratuitas no estande da instituição.

Com o objetivo de fomentar modelos de negócio e gestão originados do conhecimento e criatividade, a feira se destaca como um catalisador de trabalho e renda, consolidando o estado como líder nesse setor. Trazendo o pilar de diversidade, com atividades voltadas para PCD’s e público jovem, a feira vai abordar de forma abrangente a economia criativa nacional, explorando o artesanato, a moda, decoração, saúde, gastronomia, sem deixar de lado o contexto principal de gestão do empreendedorismo e expressão cultural.

Participando pela primeira vez, o SENAI CETIQT promete trazer conhecimentos-chave para quem trabalha, ou deseja trabalhar, no mercado da moda, através de palestras e oficinas que acompanham as tendências da indústria têxtil e de confecção.

Janaína Sant’anna, Consultora Técnica do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Têxtil e de Confecção, que vai ministrar a palestra “Como desenvolver produtos de moda”, no primeiro dia do evento, apresentará para o público a importância de metodologias eficazes e de um setor de desenvolvimento, onde destacará o processo criativo do produto.

“O processo criativo do produto é de crucial importância, uma vez que ele representa 5% do custo, mas tem um impacto significativo de 85% no sucesso final de vendas.”, afirma a Consultora.

No segundo dia, Michelle Souza, também Consultora do IST Têxtil e de Confecção, vai apresentar as Tendências de Tecido para o verão 24/25 e os fornecedores dos tecidos no Brasil, um conhecimento fundamental para o planejamento e desenvolvimento de uma coleção. Logo após, a especialista em Design de Moda e de Experiência vai expor os tecidos no estande da instituição.

Já no terceiro dia da feira, Michelle vai palestrar sobre o Slow Fashion, um novo modelo de “fazer moda” conectado ao pensamento sustentável e circular, onde ela vai traçar as principais diferenças entre os modelos Fast e o Slow e como os negócios podem se adequar a esse pensamento mais sustentável do negócio.

“Na contramão do Fast Fashion, um sistema de produção em massa que tem como objetivo a moda globalizada, refletida na alta rotatividade das peças, o Slow Fashion busca a produção local, a reutilização de peças antigas e um ciclo de vida de produto maior, valorizando cada etapa do processo de produção, desde os insumos até a venda, oferecendo produtos mais duráveis, confeccionados por meio de trabalho justo e processos sustentáveis e circulares.”, ressaltou, Michelle.

Para as oficinas gratuitas, a Faculdade SENAI CETIQT vai levar docentes do seu curso de graduação em Design de Moda, considerado o melhor do Rio de Janeiro, para ensinar as principais ferramentas de Inteligência Artificial para moda, os processos criativos, as técnicas para desenho de moda e Zero Waste (zero desperdício), os elementos para criação de moda e como fazer fotografia criativa para vender produtos.

De acordo com levantamento feito pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), núcleo de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), um milhão de novos empregos serão gerados pela economia criativa até 2030, elevando, em consequência, a atual participação de 3,11% do setor no Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços fabricados no país.

A economia criativa emprega hoje 7,4 milhões de trabalhadores no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o 4º trimestre de 2022. O volume pode subir para 8,4 milhões até 2030.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SENAI CETIQT NO EVENTO:

SOBRE A RIO ARTES 2024

Data: 24 a 28 de abril de 2024
Horário: das 10h às 20h
Local: Centro de Convenções EXPOMAG, na Rua Beatriz Larragoitti Lucas -Cidade Nova Centro da Cidade do Rio de Janeiro.
Ingresso e mais informações: https://rioartesmanuais.com.br

https://senaicetiqt.com/senai-cetiqt-vai-oferecer-oficinas-gratuita...

por Jaqueline Cruz

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 54

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço