Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estreia de Alessandro Michele na direção criativa da Valentino divide opiniões na internet

Ex-estilista da Gucci pegou o público de surpresa ao lançar sua primeira coleção para a grife nesta segunda-feira (17).

Estreia de Alessandro Michele na direção criativa da Valentino divide opiniões na internet — Foto: Reprodução/Instagram

Estreia de Alessandro Michele na direção criativa da Valentino divide opiniões na internet — Foto: Reprodução/Instagram

Recapitulando, Michele deixou a Gucci em novembro de 2022 e foi anunciado como novo diretor criativo da Valentino no dia 28 de março deste ano, sucedendo Pierpaolo Piccioli no posto. Sua primeira coleção estava prevista apenas para setembro, durante a temporada de verão da Semana de Moda de Milão, mas o italiano decidiu surpreender a todos lançando o catálogo de estreia nesta segunda-feira (17)... E, detalhe: poucas horas antes do desfile da Gucci.

Estreia de Alessandro Michele na direção criativa da Valentino divide opiniões na internet — Foto: Reuters/Reprodução/Instagram

Estreia de Alessandro Michele na direção criativa da Valentino divide opiniões na internet — Foto: Reuters/Reprodução/Instagram

E o que seria o fim de uma longa discussão, se tornou o início de um debate virtual: de um lado, os defensores de Alessandro e sua estética singular; do outro, os que argumentaram uma suposta quebra de DNA da grife de Valentino Garavani.

O preview conta com mais de 150 looks masculinos e femininos que, segundo o estilista detalhou à revista "Vogue" americana, foi pincelado do arquivo da própria etiqueta, mais especificamente a estética setentista, com um mood maximalista e que remete a um cenário como o Festival de Woodstock, mas com tempero glamouroso!

"O que você vê sou eu conhecendo ele [Valentino], e são minhas mãos e meus olhos habitando aquele ateliê agora. Valentino nunca foi minimalista, mas um maximalista, mesmo nos anos 70, quando ele era mais simplista", afirmou em entrevista ao veículo.
Imagem Nick Machalaba/WWD/Penske Media via Getty Images
Look criado por Valentino Garavani em 1968 (à esquerda) e peça da coleção de estreia de Alessandro Michele (à direita) — Foto 1: Nick Machalaba/WWD/Penske Media via Getty Images — Foto 2: Reprodução/Instagram

Com um olhar mais demorado, no entanto, é possível identificar códigos literais usados por Garavani ao longo dos anos, incluindo a coleção "Blanca", de 1968. Os aviamentos dos bolsos em formato de V, os chapéus, turbantes, as estampas geométricas e o trabalho com renda são, praticamente, uma ode ao trabalho de fundador da grife italiana -- mas com o toque "kitsch" de Michele, ou seja, uma estética excêntrica, exagerada e contrastante.

Veja os comentários dos internautas!

Quem aprovou a coleção, não só elogiou as referências usadas por Michele em suas criações, como comparou algumas delas às peças do próprio Piccioli e Maria Grazia Chiuri, com quem dividiu o comando da Valentino por 8 anos.

"'Isso é Gucci'. Não, não é. É a forma que a Valentino assume com a entrada de Alessandro e seguindo seus passos. Valentino não está mudando sua identidade, mas aprimorando aquelas partes de sua identidade que melhor ressoam e se harmonizam com a essência de Alessandro Michele", escreveu uma internauta.

"A estampa, as cores, as joias no peito, a pele e o colar na mão. Há um pouco de Michele nisso. Mas isso é Valentino [da coleção] de inverno 1974/75. É isso que quero dizer quando falo que ele está dando nova vida aos elementos da grife que ressoam com sua identidade criativa", ela completou no X, antigo Twitter.

"Gucci encontra Chanel. A estreia de Alessandro Michele na Valentino é uma festa de maximalismo em abundância. Das camadas requintadas à combinação de saltos e meias ornamentados, luvas punk, elegantes turbantes com acessórios e estampa de bolinhas, a coleção é uma obra-prima de elegância ousada e divertida", elogiou outro.

"Todos que estão criticando Alessandro Michele sobre sua estreia na Valentino precisam se lembrar desta [coleção] de Resort 2016", ironizou uma internauta, apontando semelhanças entre os trabalhos do novo e dos antigos estilistas.

"A Valentino de Alessandro Michele navega por três momentos importantes da história e dos arquivos da casa. Mas um ano transcendental foi 1968, devido ao triunfo da coleção 'Blanca'. Nessa altura, Valentino Garavani e a sua marca já estavam associados à figura da [ex-primeira dama dos Estaod Unidos] Jackie O", comparou.

Por que as pessoas falam que está fora da proposta? 'A coleção resort de Valentino lembra o trabalho de Alessandro Michele na Gucci'. Adivinhe…. o diretor criativo é o mesmo! O papel de um diretor criativo é, literalmente, trazer a visão de alguém para a herança cultural de uma marca já consagrada (veja John Galliano na Dior). E todos sabemos o quão poderosa é a estética da Michele, e agradecemos aos céus por isso! É normal encontrar a semelhança justamente por esse motivo, se ao menos as pessoas se informassem um pouco", defendeu mais uma internauta.

Essa semelhança entre os trabalhos de Michele na Gucci e Valentino foi, exatamente, a crítica que mais pipocou na internet... E o motivo de incômodo para alguns, como relatam nos seguintes posts:

"Alessandro Michele na Valentino não parece Valentino, parece apenas que ele requentou a Gucci", analisou.

"Posso dizer que essa Valentino desenhada por Alessandro Michele não está ruim, mas parece um pouco influenciado pela Gucci -- mas muito bom, devo dizer", ponderou esta internauta.

Exibições: 18

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço