Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A empresa espanhola, Jeanologia, líder global em tecnologia têxtil sustentável e criadora do laser, apresentou durante a Denim Première Vision em Milão (Itália), um inovador processo de lavagem atmosférica denominada ATMOS que promete revolucionar a indústria do jeans em relação ao acabamento e efeitos useds.

Trata-se de uma alternativa à lavagem tradicional de stone washed realizada com pedras. “A inauguração da ATMOS em Milão, tem um significado especial em meio ao ressurgimento do jeans italiano com a indústria têxtil do país redefinindo seus padrões de sustentabilidade e luxo”, afirma a empresa.

O processo ATMOS é alimentado pelo sistema INDRA combinado  com a tecnologia de ozônio G2 que aproveita apenas elementos atmosféricos dispensando água e pedra pomes. Além do efeito abrasivo para atingir o visual vintage, a pedra pomes enfraquece o tecido, dificultando a durabilidade das peças e a posterior reciclagem do algodão. Há uma redução de 96% de água, onde usa-se 1 litro de água por peça. A Jeanologia também utiliza a tecnologia eFlow realizada através de nanobolhas para aplicar produtos químicos e o sistema de recuperação de água, H2Zero.

Esse processo não só elimina a necessidade de enxague extensivo e uso de produtos químicos, como também reduz o consumo de recursos e facilita o gerenciamento de águas residuais promovendo um ciclo de tratamento mais limpo e eficiente.

Segundo Fernando Cardona, chefe da Brainbox da Jeanologia, é “um marco importante na história do denim”. E continua: “ATMOS demonstra que é possível aliar autenticidade à sustentabilidade”.

Vocês sabiam que a pedra pomes tem sido apontada como um dos principais beneficiamentos para a obstrução das estações de tratamento de água? Além disso, o custo ecológico associado ao consumo anual estimado de mais de 2 milhões de toneladas desse material, para a indústria do denim é simplesmente esmagador e um perigo para o nosso planeta.

“Indra permite alcançar algo sem precedentes: envelhecer peças utilizando elementos atmosféricos, sem a necessidade de água ou pedra pomes. Isto representa uma conquista significativa em termos de sustentabilidade e desempenho”, comenta Fernando. A Jeanologia espera fazer deste processo inovador o acabamento mais popular e sustentável da indústria têxtil. A implementação do sistema Indra no mercado demonstrou um progresso inicial significativo.

A companhia esteve presente na Denim Première em Milão e na Kingpins em Amsterdã com a coleção “ATMOS Vintage” onde reuniram looks inspirados no stone wash criados a partir do processo ATMOS. A coleção cápsula vem para inspirar as marcas europeias e fabricantes com peças que unem tecnologia e herança cultural com foco nos beneficiamentos dos anos 60 e 70 onde entram desgastes, remendos e costuras estratégicas enaltecendo as décadas passadas com autenticidade e sustentabilidade.

Jeans de luxo sustentável

A indústria têxtil italiana é conhecida pela qualidade e design e, agora vem passando por transformações para seguir no mercado de luxo, reduzindo ainda o impacto ambiental dos processos têxteis. As fábricas italianas adaptaram seus processos para atender à demanda por produtos jeans de alta qualidade, incorporando novos designs e aplicações desses tecidos, não apenas em vestuário, mas também em calçados e acessórios.

 “A Itália sempre foi um farol em moda e sustentabilidade e sua indústria de jeans se reposicionou nos últimos anos em direção ao mercado de luxo”, observa Stefano Tessarolo, gerente de vendas da Jeanologia na Itália.

A Jeanologia tem capacidade para processar até 50 milhões de jeans e espera aumentar esse número seguindo uma moda mais responsável através do processo ATMOS e estimulando a indústria da moda a seguir nesse caminho para um jeans sustentável.

Desde 1994, a missão da Jeanologia tem sido criar uma indústria têxtil ética e de acordo com o meio ambiente, colaborando para a cadeia de moda e oferecendo tecnologias inovadoras que reduzem custos, conservam água, energia e produtos químicos, garantindo zero poluição.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação

https://guiajeanswear.com.br/noticias/jeanologia-mais-uma-vez-revol...

Exibições: 19

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço