Sou de Algodão leva estudantes do Senac SP para experiência imersiva em uma marca de moda


Os estudantes do curso de Design de Moda da instituição paulistana vivenciaram de perto os processos da indústria e refletiram sobre a responsabilidade na cadeia têxtil.

Nesta quarta-feira (27), Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), levou estudantes e docentes do curso de Design de Moda da parceira Senac SP para uma experiência imersiva na Veste S.A Estilo, uma das maiores empresas de moda do Brasil. A imersão foi conduzida por Manami Kawaguchi Torres, gestora de Relações Institucionais do movimento, e contou com a presença especial do estilista parceiro João Pimenta, que também é consultor criativo da instituição de ensino.


A programação, que começou no início da tarde, contou com uma apresentação institucional sobre o movimento e sobre a Veste S.A Estilo, além de uma visita guiada por diferentes áreas da empresa, como Estilo, Marcas, Showroom, Tecidoteca, Modelagem e Centro de Distribuição. O grupo também acompanhou uma apresentação detalhada sobre o processo de desenvolvimento de produtos, conectando teoria e prática.


Para Manami Kawaguchi Torres, a aproximação entre o setor e os estudantes é fundamental para construir um futuro mais responsável e criativo na moda. “Nós acreditamos que a transformação da moda responsável passa, principalmente, pelas novas gerações. Estar com os estudantes, compartilhar conhecimento e mostrar como o algodão brasileiro se conecta a toda a cadeia têxtil são oportunidades muito valiosas de inspiração e diálogo”, destacou.


“Para os alunos, é uma oportunidade única estar dentro de uma empresa desse porte e compreender de perto os seus processos. Esse contato ajuda a ampliar a visão deles sobre o que pode ser um negócio de moda, a entender a dimensão que uma marca pode alcançar e o impacto que isso tem no setor. Tenho certeza de que foi uma experiência muito especial para cada um, por terem esse acesso direto a uma empresa com tamanha relevância”, afirma o estilista João Pimenta.


Além da troca de conhecimento, a experiência também proporcionou um olhar abrangente sobre os bastidores da indústria da moda. Ao circularem e conhecerem diferentes setores da empresa, os estudantes do Senac-SP puderam compreender como cada área se conecta, desde a pesquisa de tecidos até a logística de distribuição, entendendo assim, os desafios e as oportunidades do setor.


“Essa visita foi uma oportunidade muito rica de conexão entre o ensino de Design de Moda e o mercado produtivo. Fiquei impressionada com a estrutura e a governança da Veste, que abriu generosamente suas portas e dedicou uma tarde inteira para compartilhar conhecimento com nossos estudantes, professores e com o consultor criativo do curso, João Pimenta. Certamente, toda essa vivência agregou muito ao grupo, que agora terá ainda mais repertório para refletir, absorver e aplicar no desenvolvimento da coleção do Projeto Talentos Senac Moda 2025”, destaca Viviane Torres Kozesinski, docente do curso. “Destaco a forma como a empresa apresentou sua cultura organizacional, seus princípios de sustentabilidade, sua gestão humanizada e transparente, e todo o percurso do produto. São aprendizados de extrema relevância que fortalecem a formação dos futuros profissionais de moda”, completa.


“Receber os estudantes foi muito especial, porque acreditamos que abrir nossas portas é também abrir espaço para novas ideias e reflexões que ajudam a transformar o futuro da moda. A parceria com o Sou de Algodão reforça esse compromisso, já que o algodão é a principal fibra do nosso negócio e, quando cultivado de forma sustentável, representa inovação, transparência e responsabilidade”, reitera Laís Malerba Silveira, gerente de ESG da marca.


De acordo com Manami, o impacto da atividade para a formação dos futuros profissionais é muito importante. “É significativo para os alunos enxergarem, de uma forma concreta, como a indústria funciona por dentro, no dia a dia. Esse contato direto com a prática, aliado à reflexão sobre responsabilidade socioambiental, vai ampliar a visão deles enquanto criadores e futuros profissionais. Acredito que experiências como essa marcam profundamente a trajetória acadêmica e profissional de cada um”, afirma.


A iniciativa reforça o pilar Informacional do Sou de Algodão ao conectar a indústria, instituições de ensino e os estudantes, promovendo conhecimento técnico, inspiração criativa e práticas mais responsáveis na moda brasileira.

https://abrapa.com.br/2025/08/29/sou-de-algodao-leva-estudantes-do-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI


Exibições: 13

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço