Vicunha investe na circularidade da água, soluções para moda sustentável e projetos para desenvolvimento de funcionários e da comunidade

Pelo quarto ano, a Vicunha, multinacional brasileira e líder no setor têxtil latino-americano, apresenta seu Relatório de Sustentabilidade, reiterando o compromisso e engajamento em relação a aspectos ambientais, sociais e de governança. O conteúdo do relatório contempla o período de 1/01 a 31/12 de 2024, demonstrando práticas e processos que fazem da Vicunha referência em sustentabilidade.

“A Vicunha contribui para o desenvolvimento da cadeia têxtil e de moda, criando e compartilhando valor por meio de produtos e serviços inovadores e sustentáveis. Possibilitamos que nossos clientes tenham acesso ao que há de mais avançado em moda responsável, conectando tendências globais a compromissos genuínos com o meio ambiente e a sociedade. Essa visão estratégica não apenas fortalece a empresa no cenário global, mas também contribui para a construção de um setor produtivo mais resiliente e sustentável, alinhado aos desafios ambientais e sociais do futuro”, comenta German Alejandro Silva, diretor Executivo Comercial e de Marketing da Vicunha.

Segundo a empresa, o ano de 2024 contou com grandes iniciativas – a companhia avançou em diversas frentes, evoluindo na formação de talentos e na valorização de colaboradores por meio de mais de 900 promoções. Do ponto de vista de mercado, no ano passado, a empresa atendeu mais de 4,5 mil clientes, em 20 países, gerando uma receita líquida de 2,4 bilhões de reais.

Estação de tratamento VSA

A empresa celebra a consolidação da estação de tratamento VSA, uma iniciativa pioneira que trata o esgoto doméstico de cidades vizinhas à sua fábrica, em Pacajus (CE), gerando água de reúso para alimentar seus processos industriais. Com isso, poderá utilizar entre 15 e 20 milhões de litros de água de reúso por mês, um total de cerca de 200 milhões de litros em 2025. O projeto, que recebeu 73,6 milhões de reais em investimento, foi um marco importante dentro da circularidade hídrica do setor têxtil no Brasil.

Algodão responsável

Outro destaque do relatório é o reaproveitamento de algodão, que é a principal matéria-prima para a produção do denim e do brim. Em 2024, a empresa utilizou mais de 9 mil toneladas de algodão reciclado e reutilizado em suas linhas de produção, cerca de 15% do uso total deste recurso, sendo uma das empresas que mais recicla e reutiliza materiais têxteis no mundo. Com esta iniciativa, a Vicunha diminui o uso de algodão virgem da natureza, o que evita um consumo significativo de água e outros insumos na plantação, bem como reduz a emissão de gases de efeito estufa no transporte da matéria-prima do campo à fábrica.

A empresa também relata que destinou aproximadamente 63% dos resíduos produzidos para reaproveitamento e reciclagem, um aumento de quase 20% em relação à 2023, evitando o envio de materiais a aterros sanitários.

Moda e responsabilidade social

O compromisso social da Vicunha também ganha vida por meio da plataforma V.Tex, que fomenta o empreendedorismo feminino e de pequenos criadores de moda. Isso se dá por meio da doação de tecidos e com o compartilhamento de conhecimento e suporte técnico para costureiras e estilistas em situação de vulnerabilidade social ou em início de carreira. Em 2024, foram 108 parcerias realizadas pela Vicunha com atores da comunidade e cerca de 20 mil metros de tecidos doados, contribuindo para uma moda mais diversa, inclusiva e que gera oportunidades para quem precisa.

Outro destaque é o Projeto Pescar, no qual a empresa realiza investimentos sociais e voluntariado para a capacitação profissional e humana de jovens em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa forma cerca de 100 jovens por ano nas suas três unidades fabris no Brasil, em Maracanaú (CE), Pacajus (CE) e Natal (RN). Os cursos oferecidos pelo Pescar dentro da Vicunha são: Manutenção Mecânica, Eletromecânica e TI, favorecendo a inserção de jovens no mercado de trabalho.

Pessoas

Buscando qualificar pessoas para o trabalho e para a vida, a Vicunha possui diversas iniciativas de ensino. Além do Projeto Pescar, que forma todos os anos jovens em situação de vulnerabilidade social, a empresa também promove o Curso Técnico Têxtil, realizado em parceria com o Senai para qualificação de profissionais ainda mais criativos, inovadores e com liderança e protagonismo para o setor. Além disso, por meio do EJA (Educação de Jovens e Adultos), a empresa possibilita que funcionários concluam a formação escolar de nível fundamental e médio dentro das suas unidades produtivas.

“Essas iniciativas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e que gera oportunidades. A partir de experiências globais e nacionais, e a partir da nossa realidade na Vicunha, acreditamos que apostar no dinamismo da indústria nacional significa fortalecer a qualidade do ensino; e vice-versa”, afirma Alexandre Ferreira, diretor de RH da Vicunha.

Governança

Na Vicunha, a governança acontece de forma integrada, colaborativa e orientada por comitês que contribuem diretamente para a tomada de decisões estratégicas, alinhamento das ações e a gestão dos riscos e oportunidades em diferentes áreas da empresa. Em 2024, a Vicunha obteve um avanço na prevenção à corrupção e no fortalecimento da cultura ética e transparente: 100% dos conselheiros e diretores e mais de 5 mil funcionários no Brasil foram sensibilizados sobre políticas anticorrupção.

Para garantir um ambiente ético, seguro e transparente, a empresa mantém um Canal de Conduta disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Em 2024, foram registradas 126 denúncias. Após apuração, 63 foram consideradas procedentes ou parcialmente procedentes e receberam as devidas ações necessárias.

Olhando para 2025, a Vicunha caminha com o mesmo entusiasmo e compromisso, aprofundando os investimentos em novas tecnologias, na expansão de linhas com menor impacto ambiental e no fortalecimento das parcerias globais. A empresa manterá a disciplina na gestão, o foco na inovação e a escuta ativa dos stakeholders. Também seguirá liderando debates, investindo em soluções circulares e impulsionando a presença em mercados-chave, como a Europa e a América Latina.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação

https://guiajeanswear.com.br/noticias/vicunha-anuncia-meta-de-200-m...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 8

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço