Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Laboratórios do Senai em Chapecó, Blumenau e Brusque recebem nova acreditação do Inmetro


Os laboratórios de metrologia do Senai em Chapecó, Blumenau e Brusque, respectivamente nas áreas de alimentos, águas e efluentes e têxtil, estão entre os primeiros 12 do país acreditados pelo Inmetro como provedores de ensaios de proficiência. Os certificados foram entregues na quinta-feira, dia 1º, no Rio de Janeiro. Os três laboratórios participaram do projeto piloto do Inmetro para a acreditação de ensaios de proficiência, uma forma de garantia da qualidade por comparação interlaboratorial.
A garantia de que os resultados de ensaios realizados por um laboratório estão corretos passam pela comparação com os resultados obtidos por outros laboratórios com amostras homogêneas e estáveis. Os laboratórios provedores preparam e distribuem as análises e depois fazem a comparação estatística, avaliando o quanto os resultados obtidos pelos participantes se aproximam dos valores de consenso e dos valores obtidos pelos provedores.
O Programa de Ensaios de Proficiência foi implantado no Senai em Santa Catarina em 1998 e as primeiras rodadas foram realizadas em 2002, na área de alimentos, pelo Senai em Chapecó. Em 2009, o Senai de Blumenau deu início aos serviços, na área de águas e efluentes. No ano passado, iniciaram-se as rodadas na área têxtil, coordenadas pelo Senai em Brusque. Em 2010, 215 laboratórios dos três segmentos participaram das rodadas. Entre os usuários dos serviços estão as grandes indústrias de cada setor, órgãos públicos e universidades, do Brasil, e mais 11 países da América Latina.
Além dos três laboratórios de Santa Catarina, outras duas unidades do Senai (do Rio Grande do Sul e do Ceará) foram acreditados no evento de quinta, realizado durante o 2º Workshop de Acreditação de Produtores de Materiais de Referência e de Provedores de Ensaios de Proficiência.
Até então, os laboratórios do Senai de Santa Catarina seguiam as normas Iso IEC 17043, mas não tinham um reconhecimento oficial. Com a acreditação, os resultados terão valor legal e serão reconhecidos em muitos países que mantêm acordo de cooperação com o Inmetro.

Fonte:|http://www.folhablu.com.br/ler.noticia.asp?noticia=9976&menu=96

Exibições: 127

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço