Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Ao que tudo indica o inverno 2012 vai chegar sem grandes rupturas em relação ao comportamento da moda em 2011. Embora tecidos básicos e tradicionais ainda contem com grande demanda, a indústria registrou aumento importante na procura por tecidos diferenciados para a estação. O jeather, jeans resinado para parecer couro natural em denim ou sarja, tingimentos inovadores em azul e gama variada de estampados estão entre os artigos apontados pelas empresas que responderam a consulta do GBLjeans para essa nova série de reportagens especiais.

“Assim como o mercado mundial da moda está passando por uma fase de mudanças, na qual o consumo tem sido repensado, tudo o que for versátil será mais bem aceito e terá mais chances do que outros produtos sem essa característica”, resume Aline Nóbrega Cabral, gerente de marketing da Covolan.

De modo geral, os tecidos permanecem situados na faixa entre oito e dez oz. São os mais indicados para modelagens como calças flare ou pantalona, para mulheres, modelos que andam chegando a conta-gotas ao mercado. O retorno do preto e do cinza ao mercado brasileiro também é registrado pela indústria.

#Vicunha
“Os diferenciados estão fazendo bastante sucesso”, atesta Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha. Ela cita entre os destaques o Vintage Leather e o Rubber. O primeiro dá ao tecido aspecto de couro natural envelhecido e nome a à família de produtos (denim e sarja) lançada a partir do inverno 2012, ao passo que o denim Rubber, tem efeito emborrachado.
O tom preto clássico lidera, mas o Vintage Leather tem diferentes cores, como índigo, caramelo, marrom, vermelho. A gerente também enfatiza a demanda por estampados, “principalmente o xadrez”. Como a tendência é por um inverno colorido ela conta que entre as cores mais procuradas pelas confecções estão os clássicos blue, cinza e black, também o off white, o pink, o verde e o laranja.”Essas cores tem um foco maior no público jovem”, explica Renata Xu, responsável pela área de pesquisa de moda na Vicunha.
Para as mulheres, a pesquisa de moda da empresa aponta para peças e largas, como a flare e a pantalona. Banana leg, five pockets e carpenters são os modelos previstos para os homens. “Vestidos, saias longas, coletes, jaquetas (estilo aviador e biker), camisas e peças de alfaiataria são todas tendências para o inverno 2012”, acrescenta Renata Xu.

#Cedro
Sem dados consolidados sobre as vendas do inverno 2012, a empresa explica que na linha Top Denim, a demanda recaiu sobre os artigos com acabamentos e tingimentos diferenciados, como o Ultra Blue (em puro índigo), além de elastizados.

Na linha Colours, ressalta Eduardo Silva, analista de marketing da Cedro, a opção é pelas cores clássicas, “o que é normal no inverno”. A coleção de estampados foi reforçada no inverno, mas a empresa enfatiza o serviço de criação e desenvolvimento de estampas sob medida.

“Como um todo, o mix da Cedro trabalha com pesos de 6,5 oz a aproximadamente 11,5 oz, mas a maior demanda é por produtos com pesos intermediários, de 8 a 10 oz”, diz ele.

#Tavex
No inverno 2012, a linha Denim Therapy, de tecidos sustentáveis, obteve destaque com o super stretch Sense, de cor azul esverdeado que recebe tratamento com aloe vera, substância liberada durante o uso da roupa, e que promove a hidratação, conta Maria José Orione, gerente de marketing da empresa. Na mesma linha, o Wood, feito com fibras recicláveis, em 100% algodão, foi outro destaque. Também acusou bastante procura o Jeather Denim, da linha Ultra Strech Denim, acrescenta a gerente.
Segundo Sueli Pereira, gerente de moda e estilo da Tavex, as cores desse inverno serão mais “intensas e densas”. Ela também aponta duas diferentes tendências para as modelagens das peças. “As jeggings vão brincar com proporções mais amplas, dando leitura mais jovem e descontraída ao modelo, e o refinamento com influência do prêt-à-porter em formas casuais, com lavagens sutis”, explica Sueli.

#Capricórnio
Os tradicionais black e blue/back foram muito procurados, informa Adriana Mattos, coordenadora de moda e marketing da empresa. “Por outro lado, houve um amento no consumo de Blue Original. Essa busca pelo azul deve-se ao fato da onda vintage”, avalia a executiva. Segundo ela, denim com peso de 9 oz prevaleceu entre os elastizados, enquanto para os 100% algodão a opção recaiu sobre 10 oz. “O que os clientes mais têm mencionado sobre o uso dos tecidos, é que são para produção das skinnies, porém, com grande tendência para shorts e calças flare”, diz Adriana.
#Santanense
Nas vendas do próximo inverno, a empresa destacou os tecidos estampados e com elastano na composição, sobretudo as sarjas. Atualizada a cada três meses, a coleção de estampados a partir do inverno 2012 passou a contar com opção regular em denim, que antes era feita apenas sob encomenda. Entre as opções de estampas para a coleção toda estão xadrez, camuflado, florais, desenhos geométricos, imitação de pele de animal e risca de giz. A analista de marketing da empresa, Renata Fidelis, aponta que na linha denim, os azuis Capella (2% de elastano e 10,5oz), Aquarii (1% de elastano e 10,5oz) e Sirius (100% algodão e 11oz), “entraram em várias marcas”.

#Covolan
Para a empresa, os tons blue e blue/black foram os mais procurados. “Porém, existiu uma parcela de compra voltada aos tecidos com acabamentos e tingimentos diferenciados, que foram bem aceitos por atender melhor o mercado jovem”, completa Aline Nóbrega. A analista comenta que será um inverno de peças versáteis e funcionais.
#Canatiba
A empresa não informa os artigos que obtiveram melhor desempenho de vendas. Declara apenas que no inverno foram bem aceitos “denim em diversos pesos, estruturas e composições. Com tingimentos exclusivos e acabamentos especiais, que oferecem ampla diversidade de trabalhos em lavanderia, assim como denim que proporciona conforto”. Como tendência a empresa aposta no vintage, nos acabamentos que imitam couro, tonalidades terrosas, o denim bruto e nos estampados.

#Paraguaçu
Para o próximo inverno, a empresa vendeu tanto artigos de denim pesados de 11 e 13 oz, como os leves de nove e dez oz, com elastano. “Entre as cores a preferência foi pelos blue/black e os tons castanhos”, afirma Heber Coelho, gerente comercial da Paraguaçu. Em relação a modelos, a empresa aposta em boyfriend, jeggings, flare e bootcut, além do corte banana leg e barras roll up (dobradas para fora).
*com reportagem de Isadora Mota

Fonte:|http://www.gbljeans.com.br/especial_view.php?cod_noticia=3489&c...

Exibições: 1293

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço