Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Município tem saldo negativo em geração de postos de trabalho segundo pesquisa do Caged

Tavex-Santista_Portal Liberal.com.br

A Tavex-Santista foi uma das que mais demitiram no mês

Arquivo/O Liberal

Por dia seis pessoas perdem o emprego em Americana. Esta é a análise que pode ser feita a partir de dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, através do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

A pesquisa aponta que no primeiro quadrimestre deste ano a diferença entre admissões e demissões foi negativa, de 703 vagas, o que aponta o número de pessoas desempregadas diariamente na cidade.

O setor de atividade econômica que puxou o número de desempregados foi a indústria. Neste mês, tecelagens e confecções da cidade demitiram mais de 200 funcionários.

Os últimos casos de demissões com grande número de desligamentos ocorreram nas empresas Tavex-Santista e Neotextil, com 175 demissões.

Entre os novos desempregado está o ex-encarregado de produção, Agnaldo Fávero.

"Infelizmente saí nessa última leva, mesmo já tendo trabalhado por 12 anos lá (Neotextil). Simplesmente me disseram que acabou o dinheiro e que não tinham mais como manter toda a equipe", disse Fávero, que confirmou ter acionado a Justiça por conta de dois meses de salário que não foram pagos.

De acordo com Mário Zocca, presidente do conselho da entidade Polo Tec Tex (Polo Tecnológico da Indústria Têxtil e de Confecção), todo o setor industrial atravessa um mau momento no país por conta da facilidade com que os produtos estrangeiros encontram para competir com o mercado interno.

Na última segunda-feira, o LIBERAL apresentou em reportagem a situação do órgão que, devido à crise do setor, estaria com quatro meses em débito no pagamento do aluguel do imóvel onde está instalado, no bairro Frezzarin.

Contramão

Na contramão da crise americanense, os demais municípios da RPT (Região do Polo Têxtil) apontam dados positivos de geração de emprego nos quatro primeiros meses de 2012.

São cerca de dez novos postos de trabalho por dia em Sumaré (1.276 entre janeiro e abril), oito em Santa Bárbara d'Oeste (955), seis em Hortolândia (779) e cinco em Nova Odessa (593).

Fonte:|http://www.liberal.com.br/noticia/467E7A0C598-seis_ficam_desemprega...

Exibições: 442

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço