Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Indústria do Cobre Desenvolve Nova Linha de Produtos Têxteis

Roupas de cama, mesa e banho complementam portfólio com peças íntimas; projeto foi apresentado durante encontro internacional de jornalistas

São Paulo, 27 de setembro de 2012- Depois do  desenvolvimento de meias de fibra de cobre, a indústria chilena apresentou neste mês uma linha completa para a casa, como lençóis, toalhas e roupas. A apresentação da nova linha têxtil contendo cobre foi feita pela Fundación Imagen de Chile, durante o seminário "Novos usos de cobre" - elaborado com o objetivo de informar aos jornalistas internacionais sobre as propriedades bactericidas do  cobre, novos usos e aplicações.

A ação é resultado da parceria entre InCuba, empresa subsidiária da Codelco para desenvolver negócios que impactem positivamente a demanda do cobre, com a empresa Textil Copper Andino, que desenvolveu um polímero patenteado contendo cobre, no qual possui propriedade biocida para criação de fios têxteis e tecido-não-tecido. Esta propriedade elimina fungos, bactérias, vírus e ácaros em contato com a superfície.

O fio de poliéster é de 150 denier, isto é, 9 mil metros de fio pesa 150 gramas e contém cerca de 1,2% de substâncias ativas de cobre, que representa 0,9%, de seu peso. As propriedades biocidas do fio permanecem lavagem após lavagem, fato testado por um período correspondente a 50 ciclos de lavagem sem mostrar diminuição dessa propriedade.
Atualmente, o cobre está envolvido em várias inovações para atender às necessidades de setores econômicos importantes como a aquicultura, saúde pública e energia. Na saúde, por exemplo, está em desenvolvimento um trabalho mundial em hospitais públicos para aplicação de superfície de cobre em salas de UTIs.

Além destes projetos, a International Copper Association (ICA) trabalha em cojunto com a indústria do cobre para colocar em prática ações contempladadas no plano estratégico da Associação, que inclui a implantação de projetos em outras áreas, novas aplicações do metal, além da certificação de produtos que utilizem o cobre como agente bactericida. Os produtos desenvolvidos com essa finalidade recebem o selo Cu+, que é uma marca registrada da International Copper Association, além de certificação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

Para o Diretor de Comunicação do ICA para a América Latina, Hernán Sierralta, a marca Antimicrobial Cu+ é um selo que indica que determinada superficie está protegida pelo cobre bactericida. “É importante, portanto, que projetos como este se multipliquem contribuindo assim para a saúde e a qualidade de vida da população”, destaca.

Fonte:|http://www.jornaldiadia.com.br/index.php/economia-e-negocios/107106...

Exibições: 394

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço