Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor de Confecções do Paraná vai Crescer Acima do PIB

Estado ocupa a quarta posição entre os principais polos produtivos do Brasil, respondendo por quase 9% do PIB do setor

O setor de confecções do Paraná, que é bastante representativo na economia do estado vai crescer este ano bem acima do Produto Interno Bruto (PIB), que projeta aumento de 1,5%. Hoje, o Paraná ocupa a quarta posição entre os principais polos produtivos do Brasil, respondendo por quase 9% do PIB do setor. Só para se ter uma ideia da importância deste segmento, atuam no Paraná mais de 6 mil indústrias do setor têxtil, vestuário e couro, que empregam 98 mil trabalhadores. E dos 399 municípios paranaenses, 78% possuem algum processo produtivo ligado à confecção. E em alguns municípios, a base da economia da região é a indústria do vestuário.

 

Apostando no crescimento dos negócios será realizada na próxima semana, no período de 6 a 10 de novembro, em Curitiba, a sétima edição do Paraná Business Collection (PBC) que deve movimentar mais de R$ 11 milhões. Na ocasião, 50 empresas vão apresentar suas coleções de outono inverno. Ou seja, enquanto os consumidores se preparam para comprar as roupas de verão, a indústria já está produzindo e começa a vender a coleção do outono/inverno de 2013. Lojistas de todo o Brasil estão sendo esperados para este evento, que é promovido pela Fiep e pelo Sebrae e acontecerá no Centro de Convenções da Fiep.

 

Eu conversei com o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, o empresário Edson Campagnolo, e ele me disse que as indústrias de confecção passam por um período de grande profissionalização e estão investindo bastante em tecnologia e inovação para competir no disputado mercado da moda. Segundo ele, as empresas têm que estar preparadas para competir não só aqui como também lá fora, já que as nossas fronteiras estão escancaradas ao produto importado. Na sua avaliação, a desoneração da folha de pagamento concedida pelo governo federal é muito pouco, pois o setor precisa de mais incentivos para combater a informalidade.

 

O Paraná Business Collection que a partir deste ano conta com duas edições, pretende inserir o estado e a região Sul no cenário nacional da Moda e fortalecer as empresas participantes. O superintendente do Sebrae, Allan Costa, chama a atenção para o showroom de negócios programado para esta edição. Segundo ele, abrir o showroom para a participação de empresas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul é uma estratégia acertada , porque vai ampliar os negócios e posicionar o setor na Região Sul do Brasil.

 

Na avaliação do coordenador do Conselho Setorial da Indústria Têxtil e Vestuário do Paraná, Marcelo Surek, a nova roupagem do PBC o coloca em sintonia maior com o calendário da moda, permitindo também que os lojistas planejem com tranqüilidade suas compras. “O PBC traz visibilidade para a indústria e suas marcas, fortalecendo cada vez mais o Paraná como importante produtor da moda brasileira. Teremos nesta edição um business reformulado para que cada vez mais o comprador encontre o que deseja, faça bons negócios e retorne. Afinal é o nosso objetivo criar relacionamento entre a indústria e o lojista”, diz.

Fonte:|http://gofw.com.br/noticias-infofashion/setor-de-confeccoes-do-para...

Exibições: 436

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço