Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

H&M e Zara unem-se em prol de uma viscose mais responsável

Paris – Duas gigantes mundiais do vestuário, a Sueca H&M e a Espanhola Inditex (Zara), uniram-se para banir a viscose das suas roupas, a celulose oriunda de florestas antigas e ameaçadas, anunciou na passada quarta-feira (2) uma ONG canadense.

Foto: Phillippe Huguen - AFP


“As duas maiores marcas de vestuário no mundo unem-se hoje para eliminar as florestas antigas e ameaçadas das suas roupas de viscose ou de raiom”, aponta a ONG Canopy em um comunicado. A Viscose, às vezes chamada de “seda artificial”, é fabricada a partir da transformação química da celulose contida nas plantas, mais frequentemente na polpa da madeira jovem.

Segundo a Canopy, ano passado, cerca de 70 milhões de árvores foram abatidas para a produção têxtil, “um número que deve dobrar ao longo dos 20 próximos anos”. Porém as investigações dessa ONG sediada em Vancouver mostram que “florestas ameaçadas são regularmente utilizadas como base para o vestuário. A viscose e seus equivalentes, que são as fibras raiom e modal, “cada vez mais são fabricados com o uso das florestas mais ameaçadas do planeta, como as florestas tropicais da Indonésia ou as florestas boreais do Norte”, denuncia a Canopy.

A H&M, citada no comunicado, “se diz plenamente comprometida com a pesquisa da sua cadeia de abastecimento e diz que fará tudo o que puder para evitar o emprego desses têxteis dentro de três anos”.

“Os comprometimentos declarados hoje por essas marcas devem ajudar a limitar o problema e a encontrar soluções”, realça a organização de proteção do meio ambiente.

http://pt.fashionmag.com/news/H-M-e-Zara-unem-se-em-prol-de-uma-vis...

Exibições: 671

Responder esta

Respostas a este tópico

isto nao e o pior, viscose  se faz de qualquer tipo de celulose, lembram da picaretagem do baboo, porem o processo de transformacao da fibra e o que e mais danoso tem ferrocianeto e por ai vai, os paises de primeiro mundo nem permitem mais a producao desta fibra, ai vem falar de celulose este e o mais facil de resolver, quero ver resolverem o processo utilizacao dos produtos quimicos

A Fibra-Vicunha recem fechada ja era especializada em fazer viscose de linter de algodão...sem corte de arvores, 

“Os comprometimentos declarados hoje por essas marcas devem ajudar a limitar o problema e a encontrar soluções”

Segundo a Canopy, ano passado, cerca de 70 milhões de árvores foram abatidas para a produção têxtil, “um número que deve dobrar ao longo dos 20 próximos anos”.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço