Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Se você não se sentiu satisfeito(a) com o volume da saia godê completo e deseja mais volume ainda, saiba que é possível. Nesse post, iremos abordar como fazer uma saia com grande volume, desenvolvendo a modelagem de uma saia com dois godês completos.

Saia com godê com mais volume/ Reprodução


Passo a passo: saia dois godês completos
Passo 1
– Inicie fazendo um ângulo de 90 graus em um canto do papel. Para calcular a medida do raio, utilize a seguinte fórmula: circunferência da cintura dividido por 2 (pois será um godê completo para a frente e outro para as costas) menos 1 cm (esta medida é utilizada em função do tecido ceder muito ao ser cortado, porque pega o sentido do fio no viés. Esta medida pode variar de acordo com o tecido) dividido por 6 cm.

Resumo da fórmula para esta saia:
Circunferência da cintura / (dividido) por 2 – (menos) 1 cm / (dividido) por 6cm

Passo 2 – O resultado da fórmula será utilizado como raio. Para traçá-lo, você pode utilizar um compasso. No caso da medida ser muito grande, é possível usar uma fita métrica colocando-a sobre o ângulo de 90 graus.

Passo 3 – Depois de desenhar a metade da circunferência da cintura, você pode medir com uma fita métrica para verificar se a medida está correta. Como a saia trata-se de um círculo completo, para ter a medida inteira, você deve fazer a medida do desenho da cintura vezes 4.

Passo 4 – A partir da linha da cintura, desenhe o comprimento, colocando a medida de comprimento desejada para a saia.

Passo 5 – Coloque margem de costura na linha da cintura e bainha. Como a saia será na dobra do tecido em ambos os lados, para obter o círculo completo, um dos lados precisa ser sinalizado como dobra. Sugiro que utilize uma bainha fina, porque costurar uma bainha superior a 1 cm em linha curva não é algo indicado. Dependendo do tecido ela pode se torcer. Bainhas mais finas são mais práticas de serem costuradas em curva.

Passo 6 – Para cortar a saia, desenhe o fio do tecido conforme ilustrado na figura abaixo e posicione sobre o tecido. Na imagem, é apresentado a saia cortada aberta, mas isto não é necessário, pode-se dobrar o tecido ao meio no sentido da largura e outra vez no sentido do comprimento, fazendo duas dobras do tecido e cortar.

Se a saia for muito comprida pode acontecer do molde não caber no sentido da largura, neste caso, podemos separar a saia e cortar quatro vezes com uma dobra do tecido. O problema neste caso, será que a saia possuirá uma emenda no centro da frente.

Passo 7 – Após cortar, passe duas costuras sobre a margem da costura da cintura, a fim de não deixá-la ceder.

Passo 8 – Saias godês precisam “descansar” pois cedem devido ao viés. Portanto, pendure a saia de um dia para o outro, a fim de ver o quanto irá ceder para posteriormente emparelhar. Dependendo do tecido, a saia pode ceder onde pega o sentido do fio no viés, por isso, este descanso é necessário. Se você pretende fazer a saia em grande escala, sugiro que realize a primeira modelagem e faça a peça piloto para analisar o quanto a saia irá ceder. Posteriormente apare esta medida do molde retraçando a bainha.

Esquema da modelagem e costura da saia com dois godês completos



Por Bruna Pacheco
Prof. da Universidade Feevale e proprietária da Black Label Consultoria

Exibições: 3192

Responder esta

Respostas a este tópico

Se você não se sentiu satisfeito(a) com o volume da saia godê completo e deseja mais volume ainda, saiba que é possível.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço