Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Linho – Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda em tendências para 2015 / 2016. História e significado

O linho, quem diria, está de volta!

A fibra que foi descoberta há mais de 8.000 a.C, conforme registros históricos, teve seu uso constatado até em construções de moradias pré-históricas, agora volta às tendências simbolizando um retorno ao natural e à espiritualidade.

Não se tem a data exata de quando a fibra do linho começou a ser tecido pelo homem, mas há registros que comprovam o seu cultivo desde 2.500 a.C., pelos egípcios – as múmias egípcias eram enroladas em tecido de puro linho e tinha o significado de luz e pureza – a tumba do faraó Ramessés II; morto em 1.213 a.C; foi descoberta em 1.881 d. C, e o linho que envolvia a múmia estava em perfeito estado de conservação – após 3.000 anos. Além da sua existência, isso comprova a resistência da fibra em relação a ação do tempo. Há também, menções sobre o tecido no Antigo Testamento – “a túnica de Cristo era de linho sem costuras”.


O Linho foi muito utilizado pelos egípcios e também possivelmente foi usado no sepultamento de Jesus

Também acredita-se que Jesus Cristo foi sepultado em uma peça de linho, até hoje conservada – o Sudário de Turim, ou o Santo Sudário – o tecido apresenta a imagem de um homem de 1,83m de alturaque parece ter sido crucificado, com feridas consistentes com as que Jesus sofreu antes de sua crucificação no relato bíblico. As primeiras referências a um possível sudário surgem na própria Bíblia. O Evangelho de Mateus (27:59) refere que José de Arimateia envolveu o corpo de Jesus Cristo com “um pano de linho limpo” e João (19:38-40) também descreve o evento, relatando que os apóstolos Pedro e João, ao visitar o túmulo de Jesus após a ressurreição, encontraram os lençóis dobrados.


A expert em tendências, Li Edelkoort, apresentou o linho entre as principais tendências para o Verão 2015 na edição do Marie Claire Inspiração Verão 2015. A fibra volta com força no masculino, feminino e também em decoração

 

Linum Usitatissimum

O Linum Usitatissimum (nome científico) é uma planta herbácea que chega a atingir um metro de altura. É composto basicamente de uma substância fibrosa da qual são extraídas as fibras longas para a fabricação de tecidos e da superfície lenhosa.

Muito mais forte e resistente que a fibra de algodão, o linho tem alto poder absorção e tingimento, porém baixo poder de resiliência – amassa com facilidade.

A Europa é o principal produtor de linho, sendo a Bélgica o país que produz o de melhor qualidade.
(

O cultivo, assim como o processo de produção da fibra é muito caro, o que faz com que o tecido tenha um custo elevado. Para solucionar esse problema as indústrias têxteis produzem a fibra de linho misturada a outras fibras tais como: o algodão e a viscose; sem perder as suas características; além disso o linho recebe um banho de resina, dando a ele um aspecto de encerado que faz com que o tecido amasse menos.

Durante o século XIX, foi utilizado para a confecção de roupas íntimas e só á partir do século XX, tornou-se popular para blusas, paletós, saias, calças e outras peças do vestuário.


Durante o século XIX, o linho foi utilizado para a confecção de roupas íntimas

No Brasil, na década de 80, o puro linho Braspérola ganhou novas tramas, cores e estampas. Alice Tapajós e Andréa Saletto explodiram nas passarelas e fizeram um enorme sucesso na moda brasileira, agradando principalmente as executivas. O estilista Georges Henri também foi eleito e citado nas colunas sociais da época.

Plantam-se três tipos de linho:

  • Linho de fibras (linho para debulhar), para a obtenção de fibras têxteis;
  • Da semente, para a obtenção de óleo de linhaça;
  • Linho de cruzamento, conseguido pelo cruzamento do linho de fibras com óleo foi desenvolvido para dar um rendimento suficiente de fibras e óleo. A fibra, contudo, ainda não satisfaz as esperanças nela depositadas pela indústria.

 

A Simbologia do Linho

Segundo o livro O Gato – Um conto da redenção feminina de Marie-Louise von Franz “o linho é uma fibra vegetal pura e por isso era usado como tecido para as vestes dos sacerdotes e dos mágicos na antiguidade. Era também usado nas cortes germânicas por exemplo na Noruega e nos países gaélicos, como substância apotropaica. Dizia-se  que os espíritos, especialmente os da água, lavavam e alvejavam o linho. Em alguns contos, anões e fadas da floresta usam roupas de linho, e por isso esse material é presente precioso para eles; ou retalhos de linho que se transformam em peças de ouro. Quando é presente de um espírito da água feminino, o linho não acaba com o uso; sempre sobra um metro, porque um pequeno espírito em forma de rã toma conta dele.

“Muito frequentemente, o linho é símbolo de uma nuvem de luz que também revela uma qualidade espiritual. O linho tem poder de cura, por exemplo na Irlanda, onde remédios específicos devem ser envolvidos em linho puro antes de ser usados. Peças de linho também servem, elas mesmas, como remédio ou como meio de transferir a doença. A pessoa passa linho sobre as verrugas ou sobre alguma área doente do corpo e em seguida põe esse linho em  num esquife.

Em Brandemburgo, as pessoas têm o costume de envolver a criança recém-nascida em linho puro, e em nenhum outro tecido, para que ela não assedie o sexo oposto quando crescer! Entre os tchecos, a criança é envolvida em linho e colocada debaixo da mesa para que seja inteligente. No norte da Alemanha videntes pedem uma peça de linho branco geralmente recebida de herança ou que serviu de lençol para uma pessoa morta para prever o futuro na noite de Ano Novo. Sonhos com coisas brancas, e por isso também com linho, significam morte. Na tradição romena, sonhar com linho estendido ou enrolado significa fazer uma viagem importante.

Assim, podemos dizer que o linho branco é um tecido que pertence ao reino dos espíritos, que está relacionado com o mundo espiritual. Sua transparência e delicadeza também sugerem o reino espiritual. Além disso, um certo destaque é dado a espíritos femininos que se relacionam com o linho, e por isso também podemos considerá-lo um requisito um requisito da deusa-mãe. Basta que se pense na fiação, por exemplo as três Moiras ou Parcas que tecem destinos.” (O Gato – Um conto da redenção feminina de Marie-Louise von Franz)

Reforçando a ligação do linho com a espiritualidade temos também a presença do tecido nos trajes de Jesus: Antigo Testamento – “a túnica de Cristo era de linho sem costuras”. E possivelmente Jesus também foi sepultado coberto por um tecido de linho – o Santo Sudário.

Linho Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda em tendências para 2015 / 2016. História e significado

Antigo Testamento – “a túnica de Cristo era de linho sem costuras”.

Tendências e Inspirações

A expert em tendências, Li Edelkoort, apresentou o linho entre as principais tendências para o Verão 2015 e 2016 na edição do Marie Claire Inspiração Verão 2015.

Para a estação Li Edelkoort também destaca trabalhos em plissados, pregas e camadas. Assim como aspectos estruturados e influencia em 3D

http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/linho-antigos-tecido...

Exibições: 1299

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço