Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem


Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

FIO FANTASIA
é o fio têxtil ao qual são adicionadas irregularidades intermitentes em termos de torção, grossura e cor, com a finalidade de conferir-lhe um aspecto de fantasia, como indica a sua denominação. Basicamente, um fio fantasia completo está constituído de três elementos, a saber:

- O fio-alma ou miolo;
- O fio-fantasia ou efeito;
- O fio de ligamento-amarração.

Fios fantasias são concebidos preferencialmente para efeitos decorativos e funcionais. Muito raramente um tecido é composto totalmente por este tipo de fio, exceto possivelmente em cortinas ou tapetes.

Exemplos de Fios Fantasia

Fio Bouclé: fio com pequenos anéis ou alças a intervalos regulares, mais ou menos próximos.
Fio Botonê: fio caracterizado por irregularidades em forma de pequenas alças, dilatações ou botões, a intervalos mais ou menos regulares.
Fio Flamé: Fio fantasia caracterizado por trechos não cilíndricos ou com ausência de torção.


FIOS METÁLICOS ou FIOS METALIZADOS são originalmente fios de origem mineral, feitos de ouro ou prata, e usados nas épocas mais remotas. Foram produzidos fios metálicos torcidos com algodão, seda ou viscose. Hoje, esses fios têm uma base de poliéster e combinação de produtos químicos. Os fios metalizados são fios têxteis com revestimento metálico. Para obter o revestimento, o fio fica apto a conduzir a corrente elétrica para depois ser dourado ou prateado por meio de galvanização ou, então, o fio é revestido com um envoltório de acetato de celulose em que se depositam os metais em distribuição finíssima.

O fio Lurex é o mais conhecido dentre todos os fios com efeito metálico. É um fio semelhante a uma fitinha de lâmina, com efeito colorido que lhe dá o tom de metal. Não oxida e, por conseguinte não perde o brilho nem a cor sob a ação da umidade do ar e calor do corpo. Além das cores ouro, ouro branco, prata, cobre e bronze, existem tons da moda e multicolores. Os fios lurex possuem geralmente emprego como fios de efeito. São processados juntamente com seda, lã, algodão e com fibras químicas para formar tecidos e artigos de malharia. A sua aplicação dirige-se principalmente à fabricação de vestidos, casacos e blusas, calças de senhoras, artigos de malharia, roupas de banho, mantas, estolas, cortinas, etc.


 
Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

Exibições: 712

Responder esta

Respostas a este tópico

O mundo têxtil é fantástico por tantas opções diferenciadas para a criatividade da moda. O incrível é que até o defeito pode virar um efeito, a exemplo do fio flamé que seria um defeito de torção vira um efeito para tecidos cirativos tal qual o Tie Dye que alguns chamavam de manchas de tingimento.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço