Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Por Andrea Zatta
Consultora e Coordenadora da Pós-Graduação de Moda e Gestão do Senai Londrina


A técnica da modelagem surgiu no período Paleolítico quando o ser humano descobriu o curtimento das peles e a agulha de osso. Laver (1996) afirma que essas descobertas permitiram que as peles fossem cortadas e moldadas no corpo.

A forma tridimensional corpórea deve ser recoberta por uma superfície plana, que para tanto precisa ser modelada. Surge daí a necessidade de parâmetros, para que o profissional da área de moda desenvolva as peças que se encaixem de maneira adequada no perfil físico dos usuários que irão adquiri-las (CAPELASSI, 2010).

As linhas do corpo que detém algumas proporções fundamentais foram determinadas inicialmente no ano de 1500 por Leonardo da Vinci, conforme Figura 1.

Tais linhas continuam sendo referência para o estudo do corpo, mesmo com o advento das normas internacionais, no Brasil da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que determinam tabelas de medidas do corpo para nortear as empresas de confecção na construção dos modelos.

Figura1: Homem Vitruviano.


Fonte: http://fabianaeaarte.blogspot.com.br/2011/03/figura-humana.html

Exibições: 349

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara ProfªFabiana agradecemos a citação das normas da ABNT para as medidas referenciais do corpo humano, só para acrescentar um norteador aos seus leitores, permita-me comunicar os números das normas de medidas do corpo humano disponíveis: ABNT NBR 15800 - Medidas referenciais do corpo Infantil e ABNT NBR 16060 - Medidas referenciais do corpo masculino, a norma de medidas do corpo feminino encontra-se em elaboração.

Att EngªMaria Adelina Pereira - Superintendente do ABNT CB 17 Comitê de Normalização Têxtil e do Vestuário

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço