Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estados Unidos se voltam para a agenda comercial do Brasil. Setor têxtil também esta na pauta...

Enquanto aguardava o avanço das negociações para a visita de Estado da presidenta Dilma Rousseff aos EUA, o setor produtivo de ambos os países trabalhava nos bastidores para que as negociações comerciais avançassem. Empresas como Eliana Revestimentos e Lef Cerâmica devem sentir os efeitos positivos desse esforço, já que o segmento de cerâmica e porcela-natofoioprimeiro aassinar oacor-do de convergência regulatória - eleito pelos países como o primeiro passo para a facilitação do comércio bilateral. Executivos das duas empresas participam em Orlando, até o dia 17, de uma das maiores feiras da indústria de revestimentos da América do Norte, a Converings. 


"A AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil) vinha defendendo há tempos justamente que a agenda comercial do Brasil fosse menos ideológica e mais pragmática. Afinal, os Estados Unidos são a principal economia do mundo e o Brasil precisa ter uma presença mais efetiva naquele mercado", afirma o vice-presidente da AEB, Fábio Faria. Para ele, a visita que a presidente fará em 30 de junho aos EUA confirma que o país optou pelo caminho pragmático, iniciado com a visita do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, ao Departamento do Comércio americano no início deste ano: "É graças a esse encontro que empresas do setor cerâmico poderão se beneficiar do acordo de convergência regulatória, primeiro ato concreto da reaproximação". 

Assim como Faria, o CEO da Câmara Americana de Comércio (Amcham), Gabriel Rico, vê na visita da Dilma Rousseff mais do que um evento diplomático. "Esse encontro era aguardado com muita expectativa por ambos os lados, pois existia certo inconformismo com o distanciamento diplomático entre os países, já que na parte comercial a interação é bastante intensa e tradicional", afirma. Ainda assim, diz Rico, toda vez que a diplomacia estreita relações, isso sempre acaba gerando mais segurança para os dois lados negociarem. 

Na opinião de Rico, essa segurança aumenta também na medida em que diminuem os entraves burocráticos - "muito bem capitaneados" pelo Ministério do Desenvolvimento. "Brasil e Estados Unidos acordaram em reduzir a burocracia e o tempo de desembaraço das cargas de ambos os lados. São ações assim que fazem as empresas priorizarem o comércio bilateral", diz o CEO da Amcham. 

Embora permaneça como o principal parceiro comercial do país, a relevância dos EUA na pauta exportadora brasileira já foi maior. No início dos anos 2000,por exemplo,25% de tudo que o Brasil exportava tinham como destino o mercado americano. Esse porcentual foi diminuindo nos últimos anos e, em 2014, caiu para 12% do total. 

"Falar simplesmente em recuperação dessa participação não faz sentido, porque os mercados mudaram muito e rapidamente. Ainda assim, o Brasil tem uma real oportunidade de exportar manufaturas e semi-acabadosno momento em que os Estados Unidos voltam a crescer. Os acordos entre os setores, voltados à regulamentação e redução de burocracia, devem ampliaressasoportuni-dades", diz Rico. Além de cerâmica, já estão avançadas as negociações para os setores têxtil e de Máquinas e Equipamentos. 

Conquistar espaço vai muito além do aperto de mãos 

Para Faria, da AEB, a dificuldade em recuperar o espaço vai além das negociações. Ele lembra que o Brasil perdeu no ano passado o direito ao Sistema Geral de Preferência (SGP)-criadoparaquemerca-dorias de países em desenvolvimento tenham acesso privilegiado aos mercados desenvolvidos. 

"O SGP nos dava uma vantagem tributária que não temos mais. Ainda assim, acredito que há espaço para continuar a ter nos Estados Unidos um mercado importante, especialmente nessa nova realidade cambial", afirma Faria, referindo-se à desvalorização do real em comparação ao dólar, que devolve competitividade ao produto brasileiro: "Mas para que isso ocorra é preciso que o câmbio se mantenha alinhado, para que as empresas consigam precificar de forma correta seus produtos". 

No início dos anos 2000, 25% de tudo que o Brasil exportava tinha como destino o mercado dos EUA. Esse porcentual foi diminuindo ao longo dos anos e, em 2014, caiu para 12% do total.

FONTE:  Brasil Econômico

Exibições: 308

Responder esta

Respostas a este tópico

Primeiro, temos que avaliar, se a DILMA estará na reunião de 30 de junho, deverá ser outro presidente, olhem que as coisas no Brasil estão borbulhando, assim como os negócios devem estar nas pautas comerciais, porem temos que imaginar, que nossos profissionais do exterior, sejam melhores que os chefões deles, pois os caras do comercio exterior do PT são uma lastima. Todo Ministério do Exterior Brasileiro, a mais de 10 anos são uns imprestáveis, senis, com algum problema mental, que nos deixa perplexos, ou são uns fantoches, que balançam as cabeças as bênçãos ignorantes da nossa presidente. E veja isto vem desde o governo Lula, nossos intelectuais/embaixadores, nunca foram tão inexpressivos desde que o PT assumiu o governo. LAMENTAVEL.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço