Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Considerando a desvalorização do real frente às moedas estrangeiras, muitas empresas nacionais, que dependiam fortemente da importação, terão boas oportunidades de crescimento se conseguirem se adaptar a este novo cenário. Nas últimas décadas, as indústrias têxteis e de vestuário da China, por exemplo, tiveram crescimento espantoso, apesar das pressões sociais recentes que levaram à subida dos salários e ao aumento da classe média chinesa, num ritmo alucinante. Isso aconteceu porque essas indústrias investiram fortemente neste período em equipamentos de ponta e inovação, visando atender às necessidades crescentes por novas demandas.

Se a grande conquista de países como China, Hong Kong, Índia e Paquistão foi oferecer produtos a preços muito baratos e, com isso, criar mais empregos e aumentar a base de consumo, devemos nos inspirar no sucesso que essas nações tiveram para reverter tendência de queda na demanda brasileira. As indústrias têxteis nacionais até recentemente tinham grande parte de seus produtos desenvolvidos e fabricados naqueles países, em razão do custo de fabricação mais vantajoso quando comparado com o custo de fabricação brasileira com impostos – como PIS e Cofins, encargos sobre folha, contribuições patronais e previdência.

As indústrias brasileiras terão dificuldade em conseguir competitividade no curto prazo em comparação à concorrência. Como oportunidade, o momento atual deve servir de estímulo para o empresariado nacional procurar alternativas de melhoria do processo produtivo têxtil para que o fluxo de capital seja investido em nosso próprio País.

Considerando que as grandes empresas varejistas possuem nível de governança bem desenvolvido, com forte preocupação com questões ambientais e éticas, como o respeito aos direitos dos funcionários terceirizados, faz-se necessário que todo o processo produtivo seja acompanhado de perto pelas redes varejistas, com olhar não somente para a qualidade dos produtos entregues, mas também para o ambiente e o respeito aos funcionários. Essa ‘auditoria’ inclui desde a produção de fios até o processo de confecção de produtos de vestuário ou artigos para o lar (cama, mesa, banho, decoração) usualmente produzidos por inúmeros pequenos empresários.
O desafio é grande, mas com certeza muitos empresários irão se entusiasmar com essa oportunidade. Afinal, se as indústrias brasileiras modernizarem suas fábricas e atraírem profissionais que busquem solucionar gargalos em processos, poderemos vislumbrar futuro promissor, com ganhos na imagem das empresas e maior competitividade internacional.

Tais Cundari é vice-presidente da consultoria de altos executivos Fesa.

http://www.dgabc.com.br/(X(1)S(blih31i0d0kli3mqj3xxccev))/Noticia/1661806/oportunidades-do-segmento-textil

Exibições: 745

Responder esta

Respostas a este tópico

Quando vi a qualidade dos bonés e bandeiras postos à venda durante a Copa do Mundo, pude acreditar que realmente os chineses usam "tecnologia de ponta ". Pasmem!

   Afinal, se as indústrias brasileiras modernizarem suas fábricas e atraírem profissionais que busquem solucionar gargalos em processos, poderemos vislumbrar futuro promissor, com ganhos na imagem das empresas e maior competitividade internacional.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço