Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Inditex e Mango em ponto de mira pela exploração de refugiados sírios

A empresa espanhola de moda Inditex reconheceu que, em uma inspeção no último mês de junho, foram detectados vários refugiados sírios trabalhando em situação irregular para uma das suas fornecedoras na Turquia, algo que "está sendo remediado".

Imagem publicada pela BBC de etiquetas da Marks & Spencer em uma fábrica turca na qual trabalham menores sírios.. - BBC
Uma porta-voz da matriz da Zara assegurou em declarações à EFE que não havia nenhum menor de idade dentro desse grupo de empregados na lavanderia Goreteks, na qual são tingidas calças da marca.
 
A porta-voz respondia assim a uma reportagem da rede pública britânica BBC, cuja parte do conteúdo foi difundida pela própria rede, que revela que várias empresas de moda, entre elas as britânicas Marks & Spencer, Next e Asos e as espanholas Zara e Mango, contam na Turquia com fornecedores que empregam refugiados sírios, em alguns casos menores, sem as permissões de trabalho pertinentes.
 
No caso da Inditex, o programa denuncia a existência de trabalhadores sírios em situação irregular na lavanderia Goreteks, onde eles trabalhavam em turnos de doze horas sem a proteção necessária.
 
Os repórteres descobriram que esta lavanderia também processava peças para a Mango, mas esta empresa espanhola assegura que sua produção foi subcontratada sem sua permissão por um dos seus fornecedores.
 
Em um comunicado emitido à BBC e à EFE, a Inditex, com sede na Galícia, aponta que havia detectado a presença de sírios em situação irregular "antes de a BBC ter ido filmar", pedindo à lavanderia para colocar em prática um plano de melhorias.
 
Esta lavanderia tem "até o próximo dezembro para efetuar as mudanças", caso contrário, pode deixar de trabalhar para a companhia espanhola, explicou à EFE a citada porta-voz.
 
Segundo o comunicado, a Inditex trabalha com a ONG "Refugee Support Centre" para tentar "regularizar a situação laboral dos trabalhadores sírios", em um plano pioneiro do setor de comércio varejista.
 
"A crise de refugiados sírios é um desafio complexo que afeta todos os setores na Turquia e, embora não haja respostas fáceis, estamos absolutamente focados em tratar do assunto", diz a nota.
 
A Inditex aponta que, em 2015, levou a cabo mais de mil auditorias nesse país, onde possui uma equipe de "mais de 400 pessoas dedicadas ao controle" dos seus fornecedores.
 
A porta-voz sublinhou que são realizadas inspeções em todos os centros ligados ao seu processo de produção em todo o mundo e que, "em nenhum caso, existe trabalho infantil".
 
A Inditex conta na Turquia com 183 fornecedores, que trabalham com 748 fábricas de confecção, e 640 centros que realizam outros processos, como lavanderias.
 
No total, são 155.256 pessoas, que não são contratadas diretamente pela empresa espanhola, embora esta seja responsável por aplicar seu código de ética e condições de trabalho.
 
60% da produção da Inditex são de "proximidade", em países da União Europeia, Turquia e Marrocos, ao passo que o resto é realizado em outras partes do mundo, como China, Bangladesh, Índia ou Vietnam.
 
O programa da BBC descobriu ainda menores refugiados sírios, além de adultos sírios em situação irregular, trabalhando para várias marcas britânicas, como Marks & Spencer e Asos.

http://br.fashionnetwork.com/news/Inditex-e-Mango-em-ponto-de-mira-...

Exibições: 349

Responder esta

Respostas a este tópico

Tempos difíceis, parcas oportunidades , alta regulação.
Pobres sírios.

Vivemos algo parecido no Brasil.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço