Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dos blogs para a vida real: entenda como surgiu a febre do look do dia

Por Lucía Andrea
Designer, antropóloga e empresária de moda

 

Lembro-me bem que, no verão de 2004 para 2005, fui assaltada por uma onda criativa e decidi fazer um caderno/diário onde eu registrava, além das coisas que fazia, as roupas que usava!

Eu tinha planos ambiciosos de imprimir fotografias das minhas roupas nesses dias, mas naquela época não existiam smartphones, 3G, Wi-Fi acessível, etc. Meus planos foram frustrados e acabei me conformando com desenhar e descrever minhas roupas. Mal sabia eu que estava prevendo uma febre que logo, logo, ia chegar: o look do dia.

look-do-dia

Meu caderninho era mais ou menos assim. Fonte: spiritfanfics.com

No Brasil

Cris Guerra, do blog Hoje Vou Assim, teve uma epifania semelhante. Ao perder o marido, ainda grávida de 7 meses, decidiu montar um blog de cartas para seu filho, como uma forma de lidar com o luto e imortalizar, para o garoto, a memória do seu pai. Em meio a essas emoções, teve a ideia de compartilhar, em outro blog, as roupas com as quais ia trabalhar diariamente.

Os primeiros seguidores foram seus amigos, e logo as pessoas descobriram que essa moça era a mesma viúva que, em outro blog, falava sobre assuntos mais profundos. Essa aparente contradição acabou servindo como uma estratégia de marketing involuntária, e, lá por 2007 ou 2008, inaugurou-se o primeiro blog de look do dia no Brasil. Mal sabia Cris que a modalidade já estava ganhando força lá fora.

look-do-dia2

Cris Guerra, do blog Hoje Vou Assim. Fonte: spiritfanfics.com

 

The Sartorialist e Lookbook

Esses dois (conhecidíssimos) sites foram os precursores do Street Style. Primeiro um fotógrafo, clicando pessoas estilosas em NY, depois um site onde os usuários antenados podem submeter seus looks incríveis para deleite e inspiração dos demais. Assim como esses, mais e mais sites surgiram. Com a popularização dos smartphones e a consolidação das redes sociais, o look do dia passou a ser algo rápido e fácil de ser compartilhado.

look-do-dia-3

The Sartorialist. Fonte: thesartorialist.com

 

#lookdodia ou #lookoftheday

Quem nunca viu (ou usou) essas hashtags, que atire a primeira pedra. Hoje, o look do dia tornou-se uma ferramenta extremamente usada nos meios digitais para promocionar marcas e/ou indivíduos. O compartilhamento da vida privada, em todas as suas nuances, cores e formas, parece ter chegado à sua forma máxima, mas acredite: muito mais ainda está por vir. Aguardemos as próximas epifanias!

look-do-dia-4

#lookofheday no Instagram. Fonte: instagram.com

 

Fontes de Pesquisa:

TV Brasil e The Sartorialist

http://www.audaces.com/dos-blogs-para-vida-real-entenda-como-surgiu...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 473

Responder esta

Respostas a este tópico

  Quem nunca viu (ou usou) essas hashtags, que atire a primeira pedra. Hoje, o look do dia tornou-se uma ferramenta extremamente usada nos meios digitais para promocionar marcas e/ou indivíduos.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço