Entenda porque especialistas afirmam que nos próximos 10 anos as vendas de brechós vão superar as vendas das redes de fast-fashion

A informação veio de um estudo americano sobre revenda de roupas: Até 2027 as vendas de brechós, ou revendas como diz o relatório, vão superar as vendas das grandes redes de fast-fashion.

E se hoje parece meio absurdo dizer que as vendas de brechós vão superar marcas como Zara e F21, pros analistas de mercado isso não é nada impossível.

a expectativa é que as vendas de brechós e revendas dobrará nos próximos anos

Devido aos recentes escândalos públicos das fast fashion, problemas financeiros (tipo a H&M que tem mais de 4.3 BILHÕES de dólares em roupas não vendidas e registrou queda nas vendas há vários meses) e maior conscientização do publico esta parece uma realidade cada vez mais possível.

O relatório da empresa ThredUp, sugere que o mercado de revenda de roupas dobrará de 20 bilhões para 41 bilhões até 2022, e pode responder por até 11% do guarda-roupa das pessoas.

Os millennials impulsionam a tendência

E quando se tratam de millennials pesquisas mostram que 77% deles dizem que preferem comprar de marcas ambientalmente conscientes e sao mais propensos a mudar seu consumo por razões ambientais.

As fast fashion ensinaram o público a pagar barato pelas roupas. Só que o método de produção de roupas baratas das grandes redes não é dos melhores como a gente bem sabe (se não sabe vai pra Netflixassistir ( True Cost). Envolve muita exploração do meio ambiente, a utilização de mão de obra em condições análogas à escravidão e um produto com qualidade tão baixa que as roupas não duram.

Os brechós também são uma alternativa a crise

O mercado de revenda tem crescido expressivamente nos últimos anos. Seja em sites hypados como o Enjoei,  no aumento da busca por brechós  físicos e ate a proliferação de brechós online, começa a se criar uma nova cultura de moda.

Comprar em brechós  é a alternativa pra quem procura peças de qualidade por preços baixos como os das grandes redes.

Claro que isso tudo não quer dizer que os brechós irão substituir o varejo tradicional, mas é um grande avanço rumo a um mundo mais sustentável.

O relatório cria vários cenários pra vc ter ideia do impacto ambiental disso tudo. Num exemplo se todos os americanos comprassem roupas de revenda por um ano, economizariam 13 trilhões de galões de água, o qué seria o suficiente para cobrir todas as necessidades de água da Califórnia, o estado mais populoso dos EUA por 14 anos.

É ou não é algo pra se pensar? E vc já fez seu achadinho num bazar ou brechó? Conta pra gente