Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

sua-roupa-pode-ser-responsavel-pela-ascensao-profissional

Que as roupas refletem sobre a nossa personalidade, todo mundo sabe, mas você sabia que as roupas também são responsáveis pela sua ascensão profissional?

Mutas pessoas vão dizer que o talento é o responsável por boa parte da ascensão profissional, e não podemos negar. Mas um fator que também entra na balança, ainda que subjetivamente: a aparência. A imagem transmite a atitude do profissional no dia a dia, dizem especialistas.

Não há traje neutro: você sempre estará transmitindo algo pelo modo de se vestir”, sugere a especialista em marketing pessoal e etiqueta, Lígia Marques.

Tanto a roupa quanto os acessórios, maquiagem, tatuagens e sapatos comunicam uma mensagem e chegam, muitas vezes, antes das palavras – causando a primeira impressão. “Isso também vale para uma apresentação de negócios, uma entrevista de emprego ou uma reunião”, diz Branca Barão, especialista em comportamento humano.

A composição das peças, contudo, varia conforme a empresa. Há mercados mais e menos formais em termos de exigências para trajes. O profissional deve perceber em qual caso sua empresa se encaixa e seguir este padrão.

Segundo Barão, estar bem vestida significa respeitar o ambiente, os colegas e a própria personalidade. “São essas três coisas que levam diretamente à promoção, quando se é competente”, diz.

CONJUNTO

Apenas se vestir adequadamente não é o suficiente caso o comportamento do profissional não demonstre que tem responsabilidade para assumir novos cargos.

A promoção, dizem elas, será consequência do esforço, que inclui atualização constante, criatividade e responsabilidade para assumir os resultados que deram certo e os que deram errado. “Só não erra quem não faz. E só quem assume os erros está apto a ocupar um cargo que exige mais responsabilidade”, diz Barão.

O que usar?

Em ambientes formais, devem buscar sobriedade e apostar em cores neutras e evitar decotes, transparências, minissaias, blusas que deixem a barriga à mostra, sandália rasteira, saltos muito altos (agulhas), cabelo molhado ou mal cuidados e unhas com esmalte descascado;

Sugestão das especialistas: vestido tubinho de qualquer cor, sapato escarpim, colar ou lenço no pescoço; ou “tailleur” (saia e paletó);

Em ambientes mais despojados, é possível ousar mais, mas os itens proibidos válido para as empresas rígidas permanecem;

Sugestão das especialistas: calça básica de tecido com camisa; ou saia e camiseta básica com lenço ou colar.

https://www.wefashiontrends.com/as-roupas-influenciam-na-sua-ascens...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 414

Responder esta

Respostas a este tópico

  “Só não erra quem não faz. E só quem assume os erros está apto a ocupar um cargo que exige mais responsabilidade”, diz Barão.

  “Só não erra quem não faz. E só quem assume os erros está apto a ocupar um cargo que exige mais responsabilidade”, diz Barão.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço