Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Projeto Juta de Alenquer se prepara para embarcar primeiras toneladas da fibra para companhia têxtil

Até junho, o município deve embarcar cerca de 30 toneladas. Alenquer já foi um dos maiores produtores de juta do Brasil.

Duas comunidades cadastradas pelo projeto da CTC produziram juta em Alenquer nos últimos dois anos — Foto: Carlos Kleber/Aruio pessoal

Duas comunidades cadastradas pelo projeto da CTC produziram juta em Alenquer nos últimos dois anos — Foto: Carlos Kleber/Aruio pessoal

Retomado há dois anos com o plantio de sementes em duas comunidades, o projeto Juta, em Alenquer, oeste do Pará, se prepara para fazer o embarque das primeiras toneladas de fibra produzidas no município. A produção vai abastecer a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC).

Segundo o representante da CTC em Alenquer, Marcos Gantus, Alenquer já foi um dos maiores produtores de juta, do Brasil. A intenção do projeto é expandir a produção do município ano após ano, e também fomentar o plantio de juta em outras cidades da região, como Óbidos e Santarém.

“Nós estamos trabalhamos há dois anos com as sementes para poder produzir a fibra. Primeiramente nós estamos recolhendo a juta. Vamos ter em Alenquer inicialmente em torno de 30 toneladas de juta. Para o próximo ano a gente projeta uma produção muito maior. O recomeço foi em Alenquer, mas estamos partindo para Santarém e Óbidos. Para 2019/2020 a gente projeta 300 toneladas de juta em Alenquer, Santarém e Óbidos”, contou Marcos Gantus.

Fibras serão embarcadas pela CTC para beneficiamento em Castanhal, no Pará — Foto: Carlos Kleber/Arquivo pessoalFibras serão embarcadas pela CTC para beneficiamento em Castanhal, no Pará — Foto: Carlos Kleber/Arquivo pessoal

Fibras serão embarcadas pela CTC para beneficiamento em Castanhal, no Pará — Foto: Carlos Kleber/Arquivo pessoal

Até junho deste ano, as comunidades cadastradas pelo projeto em Alenquer deverão entregar para a Companhia Têxtil de Castanhal, entre 25 e 30 toneladas de fibra de juta. “Estamos aguardando a empresa chegar para fazer o embarque. Essas primeiras toneladas estão trazendo esperança de crescimento econômico para a nossa região. Fazia mais de 20 anos que não se produzia juta por aqui”, disse Marcos Gantus.

Para uma produção maior em 2020, o projeto da CTC já cadastrou 16 comunidades. Segundo Gantus, são cerca de 600 famílias que serão cadastradas para produção de juta em Alenquer, Curuá e Óbidos.

Estimativa para 2019 é de 30 toneladas de fibra de juta, em Alenquer — Foto: Carlos Kleber/Arquivo pessoalEstimativa para 2019 é de 30 toneladas de fibra de juta, em Alenquer — Foto: Carlos Kleber/Arquivo pessoal

Estimativa para 2019 é de 30 toneladas de fibra de juta, em Alenquer — Foto: Carlos Kleber/Arquivo pessoal

Marcos Gantus informou ainda que, à medida que a produção aumentar, a CTC tem planos de instalar uma indústria de beneficiamento da fibra em Alenquer. Com a indústria em funcionamento, a juta será beneficiada e a fibra sairá de Alenquer pronta para a exportação.

A CTC estima que quando a produção de juta alcançar 150 toneladas por ano, em Alenquer, estará gerando cerca de 100 empregos diretos na cidade.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/04/06/projeto-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 727

Responder esta

Respostas a este tópico

Gostaria de esclarecimentos sobre a fibra, é JUTA ou MALVA?
É um projeto altamente interessante, pois há Fornecedores Brasileiros para a Indústria Automobilística importando "Juta Cardada" da França; como a França não é produtora da Fibra, deve estar importando, cardando, exportando para o Brasil.
É um importante mercado para o Norte do Brasil.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço