Pesquisas mostram que as indústrias têxteis são responsáveis por cerca de 10% das emissões globais de gases de efeito estufa. O carvão e o gás natural são normalmente usados para alimentar as fábricas têxteis, que exigem processos intensivos em energia para fornecer as transformações processuais atualmente necessárias, como lavar e secar. Uma mudança para mais fontes de energia renováveis deve ser um enfoque legislativo; que só pode ser ativado por novas tecnologias de fabricação.
Até 200 litros de água são necessários para produzir 1 kg de têxteis .Normalmente, a água doce é retirada das fontes de águas superficiais ou subterrâneas para tingimento, processamento por via úmida e outros usos dentro da indústria têxtil. A água doce é consumida mais rapidamente do que pode ser reabastecida - isso pode ser desastroso para a saúde humana e a sustentabilidade das comunidades nas áreas de produção de têxteis, à medida que as necessidades de água continuam a aumentar.
A indústria têxtil está contaminando o meio ambiente em um ritmo alarmante, impulsionado pelo aumento dos padrões de vida e o surgimento de “fast fashion” a tendência de roupas de vida curta, a indústria é responsável por ampla gama de emissões químicas; muitos dos quais prejudicam o meio ambiente. Das micropartículas plásticas aos resíduos de aterros sanitários, há uma necessidade urgente de novas abordagens para lidar com a pressão ambiental que a indústria têxtil mundial coloca em todo o mundo.
O impacto ambiental da indústria têxtil é um problema multifacetado. Reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e repensar os modelos de consumo é essencial para o longo prazo. Uma melhoria que pode ser feita imediatamente é a mudança para processos de fabricação de baixo impacto emergentes que reduzem a energia, o consumo de água e as emissões ambientais.
https://alchemietechnology.com/environmental-impact-of-textile-waste/
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Nois que tratamos e comercializamos residuos reciclados, temos grande dificuldade para obter todas as autozições, e as industrias que produz estes residuos na maioria das vezes quem guanhar muito dinheiro com eles. e fazem leilão com preços de partença muito elevados. Nois conseguimos comprar estes residuos no mundo interiro para o nosso comercio, isto não acontece aqui no Brasil. O industrial pretende ganhar muito dinheiro vendendo as sobras de Fios, de tecidos de retalhos etc...Nois que sonos especializados a dar utilidade final nestes residuos ficamos muito deseludidos com o modo de pensar dessas industrias, que muitas vezes devem pagar para discartar estes residuos. Posso garantir que cada residuo desses pode ser utilizados em outros seguimento.
Clarice R.D.S.
O impacto ambiental da indústria têxtil é um problema multifacetado. Reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e repensar os modelos de consumo é essencial para o longo prazo.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por