Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Impressão Botânica, a técnica de estampa que utiliza apenas plantas

Eco Print é uma técnica de estamparia sustentável que usa o calor e o contato para transferir os diferentes pigmentos das plantas para a bra do tecido. A arte da estamparia botânica tem base em elementos naturais como folhas, ores, sementes e raízes, que possibilitam criar padronagens complexas, totalmente orgânicas e de alta duração no tecido. E o melhor: as plantas potenciais utilizadas como matéria-prima podem ser encontradas facilmente em qualquer lugar, um simples quintal, jardim ou canteiro. Uma imensidão de variedades está disponível na natureza, basta saber coletar e utilizar corretamente. 

As cores impressionam. É possível obter tonalidades de vermelho, azul, lilás, rosa, amarelo, verde, cinza, colorindo o tecido em tons e sobretons naturais da própria planta, sem o uso de corantes e tintas. Além disso, cada estação do ano tem algo novo para oferecer a Eco Print, como novas cores que mudam de acordo com a primavera, verão, outono e inverno, aproveitando os melhores pigmentos que as plantas oferecem a cada época.

 

 

O processo natural da eco print é um ritual artístico em que primeiro se faz a busca e coleta das melhores plantas ao seu redor. Para se ter ideia da importância desse processo basta pensarmos que as folhas coletadas serão responsáveis por dar origem a arte impressa, determinando as cores, formas e marcas que aparecem na peça e criando uma estampa natural que trará em seus pigmentos as características únicas de um determinado local, região ou época do ano. Cada planta tem sua própria assinatura visual que é identificada ao final do processo em um quebra cabeça que se forma com os diferentes padrões. Alguns exemplos das melhores plantas para a Impressão Botânica são: folha de laranjeira, semente de urucum, folha de café, aroeira, casca de catuaba, eucalipto, hibisco, castanheira, e infinitamente muitas outras.

O que definirá a intensidade da impressão no tecido são as próximas etapas: preparação do tecido, a escolha e composição certa do mordente, a preparação das plantas selecionadas em uma solução especial, a montagem do design da estampa em cima do tecido, a compressão e amarração da peça para ser fervida ou cozida por algumas horas. Um exercício artístico de paciência que faz parte da beleza e satisfação que cada peça de tecido proporciona com os resultados literalmente mágicos. Entre a variedade de tecidos que são usados para Eco Print estão o linho, a seda, o cânhamo, o algodão orgânico.
A magia é abrir o tecido após horas e enxergar que o que está disponível na natureza, tão próximo de nós, foi transferido para um tecido que poderá decorar um espaço ou compor uma peça de vestuário. Além da exclusividade, pois com a eco print nenhuma peça se repete, emulando a natureza em que cada folha tem suas particularidades. Com essa técnica é possível produzir maravilhosas estampas únicas, sutis, delicadas e coloridas, para artigos e vestuário de baixo impacto ambiental. Essa é a real beleza e valor da técnica de Eco Print.
Fonte: Divaholic

Exibições: 1096

Responder esta

Respostas a este tópico

  A magia é abrir o tecido após horas e enxergar que o que está disponível na natureza, tão próximo de nós, foi transferido para um tecido que poderá decorar um espaço ou compor uma peça de vestuário.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço