Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Novo sistema garante transparência e rastreabilidade na indústria têxtil

Como pode a origem de uma roupa ser derivada de maneira segura e confiável? Como o produtor pode garantir que a peça foi produzida de maneira social, ambiental e economicamente sustentável? Agora, um novo sistema de rastreabilidade seguro foi desenvolvido em um projeto de pesquisa na Universidade de Borås na Suécia. Assimetria informacional, falsificações e falta de transparência, em uma palavra falta de rastreabilidade, é um grande desafio na cadeia global de fornecimento de têxteis e vestuário. Códigos QR e chips RFID são atualmente usados ​​como ferramentas de rastreabilidade. No entanto, estes são fáceis de copiar.

Uma equipe de pesquisa liderada por Tarun Kumar Agrawal, desenvolveu um método de produzir “criptografias” específicas de produtos para peças de vestuário que, em princípio, proporcionarão maior rastreabilidade em toda a cadeia de fornecimento de produtos têxteis. As etiquetas exclusivas, que são impressas diretamente numa peça de roupa ou em outros materiais têxteis, compreendem pequenas partículas que se agrupam para formar padrões únicos que podem ser rastreados desde os estágios preliminares do desenvolvimento do produto, como a obtenção de fibras e fios, até a distribuição de roupas.

Com base na tecnologia Blockchain, as informações específicas do produto são gravadas e armazenadas online com segurança por meio de uma rede ponto a ponto, a partir da qual os clientes e todas as partes envolvidas na cadeia produtiva podem ter certeza da autenticidade do produto, algo que hoje em dia é escasso, dado um número crescente de falsificadores de marca. A cadeia de suprimentos têxtil é uma rede complexa e muita coisa pode acontecer no processo entre as várias linhas de produção ou etapas, desde a produção de fibras e fios até a tecelagem ou tricô têxtil, a produção de roupas, o transporte até os varejistas e, finalmente, para o consumidor.

No nível do produto: Criptografia exclusiva impressa na peça de vestuário

Em seu projeto, Tarun Kumar Agrawal analisou a rastreabilidade nos níveis de informação e produto, e como pode ser assegurado que as informações que passam pelos sistemas são confiáveis. Ele também desenvolveu uma criptografia única que é impressa na peça finalizada.

“O tag contém partículas minúsculas, que formam aleatoriamente um padrão único. Por meio da leitura de imagens, é possível identificar esses padrões, semelhante ao identificar uma impressão digital. O novo sistema de rastreabilidade então conecta os dados à tag ”, explica ele.

A etiqueta foi desenvolvida e testada na escala de laboratório e mostra resultados promissores em durabilidade, por exemplo, capacidade de lavagem, resistência à abrasão e capacidade de estiramento.

“É importante que o tag seja durável e que as partículas, que formam o padrão único, sejam compostas e possam ser lidas. Isso também é importante quando a vestimenta está desgastada e vai para a reciclagem, para poder deduzir de que material o têxtil é, por exemplo, se é material puro ou misturado “, continua.

No nível de informação: Uso de tecnologia de cadeia de bloco

O sistema de rastreabilidade foi desenvolvido para ser completamente aberto, de modo que os stakeholders, que estão conectados a ele, possam acompanhar o que está acontecendo, desde a produção de matéria-prima até o vestuário acabado, até o cliente, por toda a cadeia de suprimentos.

“O sistema carece de autoridade central, o que significa que não existe uma parte individual que detenha e verifique a transferência de informações. Em vez disso, foi usada a chamada tecnologia de cadeia de blocos, que é a mesma tecnologia por trás das transações em moeda virtual, como o bitcoin, para tornar segura a transferência de informações. Isso reduz o risco de as informações serem manipuladas por uma única parte. Como o sistema está aberto a todas as partes interessadas conectadas, elas podem acompanhar todo o processo de produção. A tecnologia ajuda a desenvolver uma confiança baseada em tecnologia entre as partes interessadas. E o cliente pode conhecer ainda mais a história da peça usando o sistema ”, afirma.

O sistema de rastreabilidade é muito promissor, e o próximo passo é escalá-lo e melhorar o algoritmo que foi usado. O pesquisador espera a cooperação de algumas empresas para tentar testar o sistema em suas cadeias de suprimentos. O desenvolvimento sustentável tem sido um aspecto fundamental do projeto.

“Investir na infraestrutura é crucial para a indústria – implementar o desenvolvimento sustentável, bem como assumir a responsabilidade pela produção e consumo. Com controle e transparência da cadeia de fornecimento para a produção de têxteis e vestuário, também será possível reduzir o impacto ambiental. Parcerias globais são a chave principal no trabalho para o desenvolvimento sustentável ”, conclui Tarun Kumar Agrawal.

https://www.hb.se/en/Research/News-and-events/News/News/?NewsId=164751

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 783

Responder esta

Respostas a este tópico

Grande ideia,gostaria de participar .Hora que for ao Rio vou programar.

   O desenvolvimento sustentável tem sido um aspecto fundamental do projeto.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço