Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Prototipagem 3D na moda – Roupas digitais, tecnologia em prol da sustentabilidade

Prototipagem 3D na moda Roupas digitais, tecnologia em prol da sustentabilidade

 

De acordo com a Vogue Business Insider, a prototipagem 3D é o futuro da moda. Com os avanços da tecnologia, cada vez mais designers estão produzindo coleções de roupas fotorrealistas e somente digitais – e os clientes estão comprando a ideia. Saiba tudo sobre essa novidade:

Resumo da matéria:

  •  Prototipagem 3d cria roupas digitais que parecem reais;
  • Tecnologia reduz tempo, custos e diminui, consideravelmente, a pegada ambiental para as marcas;
  • Embora existam oportunidades óbvias para marcas de moda, existem barreiras significativas à entrada.

O que são as roupas digitais ?

Prototipagem 3D na moda Roupas digitais, tecnologia em prol da sustentabilidade

Looks 100% digitais da Carlings. Você diria que essas peças são desenhos 3D?

Com os avanços da tecnologia, as ferramentas de prototipagem 3D permitem que o designer crie uma coleção inteiramente digital, com aspecto real. Essa coleção pode ser usada em diversas etapas do processo criativo, inclusive com o consumidor final.

Quais as vantagens da prototipagem 3D na moda?

Para o designer Lui Iarocheski, “as soluções de design 3D gastam menos com a diminuição da produção de amostras físicas, enquanto permitem que os designers criem imagens que são tão realistas, que podem ser usadas dentro do departamento de estilo até o merchandising e e-commerce.”

Iarocheski acaba de retornar de Amsterdam com o certificado de Virtual Fashion Designerpela Amsterdam University of Applied Sciences – o primeiro curso nesta linha no mundo.

Como funcionará a prototipagem de roupas digitais 3D na prática

Prototipagem 3D na moda Roupas digitais, tecnologia em prol da sustentabilidade

Processo digital da Carlings

Uma marca pode, por exemplo, exibir suas roupas digitais 3D realistas em seu e-commerce. Lui garante que, se digitalizadas com expertise, o consumidor nem perceberá que a peça ainda não foi produzida.

Isso favorece uma mudança no processo de desenvolvimento, permitindo que as marcas vendam sob demanda de modo personalizado. O cliente entra no site, faz o pedido, paga e só então a peça é fabricada.

Como bem pontuado por Lui Iarocheski, ” as marcas só poderão preencher um pedido depois que ele for colocado e as opções de fabricação inteligentes permitirão que fábricas locais menores atendam pedidos individuais com mais rapidez e eficiência, reduzindo significativamente o desperdício e a pegada de carbono.

Prototipagem de roupas digitais 3D e o futuro digital da indústria

Prototipagem 3D na moda Roupas digitais, tecnologia em prol da sustentabilidade

Coleção 3D Iarocheski

Atualmente, levar uma ideia do papel até o produto final é um processo pode consumir muitas horas, além de recursos ambientais inestimáveis. Custos elevados e pedidos mínimos grandiosos também acabam consumindo os recursos financeiros de marcas menores. Porém, a tecnologia entra em cena para facilitar o processo.

Ao invés de criar o protótipo das peças da maneira tradicional, a prototipagem 3D é inteiramente digital, reduzindo a quantidade de amostras físicas. Desse modo, além de diminuir custos, essa tecnologia reduz consideravelmente a pegada ambiental das marcas.

Os desafios da prototipagem 3D

Prototipagem 3D na moda Roupas digitais, tecnologia em prol da sustentabilidade

Como toda boa tecnologia em fase inicial, a prototipagem 3D também encontra desafios. Embora existam oportunidades óbvias para marcas de moda, ainda existem barreiras significativas à entrada.

Em primeiro lugar, vale lembrar que os designers de moda não são tradicionalmente treinados em modelagem 3D e muitas modelagens não seriam tão facilmente convertidas em modelos 3D. Assim, uma marca de moda precisaria contratar um artista 3D para desenhar manualmente roupas.

Por fim, a boa notícia é que algumas startups ao redor do mundo já oferecem esse serviço e a convergência para o digital pode vir antes do que esperamos. Assim, a tecnologia de ponta surge, mais uma vez, a serviço da sustentabilidade. Quando bem utilizada, ela é a chave para otimizar os processos e reduzir o impacto ambiental das indústrias de moda.

Confira alguns números importantes levantados pela Vogue Business Insider

  •  O varejista escandinavo Carlings esgotou uma coleção de roupas 100% 3D em uma semana. Os “alfaiates digitais” manipularam as fotos dos clientes para que parecessem que estavam vestidos com as peças. O preço médio era de € 30.
  • Os jogos para dispositivos móveis já provaram que os clientes estão dispostos a gastar dinheiro em ativos digitais. O jogo Covet Fashion, por exemplo, gerou US $ 53,4 milhões em vendas no ano passado (uma parte da publicidade).
  • por Francieli Hess

https://www.fashionbubbles.com/industria-da-moda/prototipagem-3d-na...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 649

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço