Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Controle de Qualidade no vestuário para a excelência da moda

O tema da qualidade está de volta aos holofotes depois de anos de corrida pelo preço também na moda: o que aconteceu? Finalmente começamos a falar sobre sustentabilidade, ética, e reciclagem também para as roupas e acessórios. Os consumidores ganharam consciência e estão cada vez mais perguntando às marcas e às lojas (real ou virtual) onde compram sobre uma série de garantias relacionadas à produção e ao ciclo de vida das roupas. E o que o controle de qualidade em roupas tem a ver com isso? Isso é fundamental.

Qualidade e sustentabilidade

 

Não é sustentável investir na produção de peças de vestuário que duram alguns meses e depois se jogar fora, sem esperança de se recuperar em um mercado de segunda mão. E os consumidores estão dispostos a gastar, mas apenas se encontrarem transparência e valor, 66%, de acordo com o relatório The State of Fashion 2019, feito pela BoF (The Business of Fashion) e McKinsey & Co., estão dispostos para gastar mais na compra de produtos sustentáveis , 42% da geração Y e 37% da geração Z declaram que não compram, a menos que sejam informados sobre as matérias-primas e os métodos de produção do que compram.

 

As muitas variáveis para qualidade

 

É claro que a sustentabilidade não é o único aspecto que reflete na qualidade de uma peça de roupa; por exemplo, uma das preocupações mais relevantes daqueles que produzem moda são os tamanhos e o desgaste, e não é coincidência que, nos últimos anos, graças ao e Commerce, novos nomes pareçam definir ainda mais precisamente como uma peça de roupa será mais uma vez usada. Grande, médio ou pequeno? E então curto, longo, cheio de curvas ... além do tamanho, está a silhueta. Cada vez mais, os fabricantes precisam lidar com esses detalhes, possivelmente sem desacelerar ou pesar o processo de produção, produzindo imediatamente bem ou, pelo menos, tirando informações úteis de erros, a fim de melhorar imediatamente os processos e a qualidade do produto acabado. A qualidade é, portanto, um tema complexo que envolve inúmeros elementos, de tecidos a fios, o design da coleção e muitas variáveis ​​relacionadas às fases de produção, à confiabilidade de fornecedores, costuras, corantes e tinturas, corte, montagem e inserções de acessórios como botões ou zíperes.

 

As três fases e os riscos associados

 

Convencionalmente, existem três fases no controle de qualidade:

  1. As matérias-primas,e depois os tecidos e acessórios
  2. O processo de produção
  3. O produto acabado

 

Buscar o controle completo nas três fases é crucial para o produtor. As consequências negativas são realmente muito sérias: se o controle de qualidade intervir apenas na fase final do processo, não será possível remediá-lo se não estiver jogando a peça com defeito ou fazendo a segunda qualidade, perdendo valor, pois talvez o tecido esteja manchado, a silhueta não foi respeitada, há erros na construção ou nas medidas.

O produto pode ser recusado pelo cliente ou os custos aumentarão para adquirir um controle externo de qualidade; a marca ou a reputação do fabricante serão afetadas e também o comprometimento dos trabalhadores, uma vez que serão os primeiros a serem acusados ​​de imperfeições; ainda mais sério, as peças de vestuário podem ser retiradas do mercado ou o tempo de produção aumentará, colocando o contrato em crise. O custo do erro, mesmo quando interceptado, ainda é alto porque o reparo custa muito em termos de atrasos no tempo de entrega, na equipe e nos materiais.

Se adicionarmos as responsabilidades adicionais que a empresa possui ao fazer uso de subcontratados, fica claro o quão complexo o problema é gerenciar. Seu impacto é sentido no nível do design do produto, seja de vestuário ou acessório; de abordagem ao estilo e, portanto, de detalhes de vestibilidade e moda, como cores; da marca, que deve garantir certos padrões, seria melhor se conseguisse sempre elevar a qualidade, se não quiser decepcionar os clientes; e, finalmente, afeta o mercado, pois afeta adversamente as vendas e também atrapalha as compras futuras dos clientes.

O controle de qualidade é, portanto, um dos aspectos mais delicados da produção e, se negligenciado, pode se tornar um risco para o futuro da empresa e a equipe que emprega, bem como para a reputação e as vendas da marca em nome da qual está sendo produzindo.

https://blog.exekon.com/pt/controle-de-qualidade-no-vestu%C3%A1rio-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 527

Responder esta

Respostas a este tópico

Difícil manter o controle de qualidade com a visão do empresário atual.

O problema quanto ao controle de qualidade na confecção a meu ver é cada vez mais ter processo de produção externo. 

Não tem como manter um processo de qualidade, em produções cada vez mais diversificada, ou de peca na produção, ou na qualidade de tecidos, ou na falta de treinamento e sequenciamento.

Hoje são empresários e desenvolvedores que não tem conhecimento de costura , tempo de produção ou mesmo ferramentas da qualidade.

Hoje não se forma mais piso de fabrica com interesse de desenvolve,r haja visto ou baixo salários  pago.

Para ter qualidade é preciso ter mão de obra qualificada, nossas faculdades formam sonhadores que desilude, nossas escolas técnicas não forma , apenas transmite teorias.

Sem falar na industria de cursos profissionalizantes que não tem professores com conhecimento pratico  ou experiencia em campo.

Muita teoria pouca pratica ou soluções   

A verdade, cada vez mais vemos peças simples com grande dificuldade de produção graças aos baixo salários.

Empresas estão competindo com os baixos preços de feiras e negócios clandestinos .

E as industrias de tecidos cada vez mais esta repetindo ano apos anos estampas, e tecidos baratos pra sobreviver .

Desconheço uma so empresa nacional  com um produto de qualidade realmente superior ou diferenciada. 

Sempre mais e pior do mesmo básico. 

Copias nada mais 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço