Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Rede SENAI de Inovação desenvolve estratégias para testes de novos materiais espessantes para álcool em gel

Com o avanço da pandemia do COVID-19 no Brasil, a procura por álcool em gel 70% aumentou significativamente, porém a oferta do produto diminuiu bastante por conta da escassez do polímero de acrílico Carbopol, que atua como espessante no processo produtivo deste tipo de álcool. Para tentar amenizar este cenário, a ANVISA desenvolveu estratégias para estímulo da produção de álcool em gel no país e entre elas, está a permissão para a fabricação do produto e disponibilização para o público consumidor por parte de farmácias de manipulação.   

Diante dessas diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o SENAI constituiu uma rede de apoio à produção de álcool em gel no país, dedicada sobretudo à identificação de substitutos para o Carbopol. Esta rede é constituída por 3 Institutos SENAI de Inovação: Biomassa (MS), Biossintéticos e Fibras (RJ) e Engenharia de Polímeros (RS), que juntos, são responsáveis por operacionalizar atividades em parceria com outras unidades do SENAI, universidades e empresas.

Os Institutos estão concentrados no desenvolvimento e validação de formulações alternativas para o álcool em gel 70% e além disso também apoiarão fabricantes comerciais e não comerciais dentro da estratégia de escalonamento, prospecção, contato com fornecedores de matéria-prima e também na interface com a ANVISA. “Estamos desenvolvendo formulações antissépticas alcoólicas a partir das orientações disponibilizadas pela própria ANVISA. Buscamos soluções que tenham custo reativamente barato e seguras para uso tópico. Temos foco também na validação de formulações alternativas e disponibilização para potenciais produtores do país. Esta disponibilização facilitará a produção nas diferentes regiões, de acordo com as matérias-primas locais”, comentou Paulo Coutinho, Gerente do Instituto SENAI de Inovação – Biossintéticos e Fibras,  localizado no Rio de Janeiro.

por Caroline Lopes

https://senaicetiqt.com/rede-senai-de-inovacao-desenvolve-estrategi...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 143

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço