Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Francys Saleh
Designer e docente no curso de Design de Moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

O Colóquio de Moda, maior evento científico de moda do país, que começa nesta quarta-feira (02), em Curitiba e vai até o dia 5 de setembro, reunirá estudantes e pesquisadores de diferentes Universidades brasileiras. O evento acontece desde 2005, e a cada ano é escolhido um Estado diferente para sediar o evento.

A proposta do evento é reunir pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação com o intuito de favorecer e motivar o debate acadêmico, fazendo ciência, construindo conhecimento e disseminando as pesquisas e os estudos realizados em âmbito nacional e internacional na área da moda.

Sendo um Congresso inter e transdisciplinar, o Colóquio procura explorar a Moda do ponto de vista social, cultural, psicológico, e comunicacional, buscando reunir diferentes abordagens e pontos de vista sobre a prática, a pesquisa, o ensino e a cultura da Moda e do Design. Proporciona, assim, o encontro entre pesquisadores, acadêmicos e profissionais de áreas como: História, Psicologia, Sociologia, Economia, Administração, Marketing, Publicidade, Jornalismo e Artes Plásticas, que promovem reflexões, questionamentos, integração e relações entre as várias formas de abordagem da Moda.

A programação do Congresso inclui uma conferência de abertura; duas conferências internacionais; seis mesas redondas de discussões (que seguem as perspectivas: Modos de Fazer e Modos de Pensar), com temáticas contemporâneas fomentadas por palestrantes convidados; períodos diários de apresentações de trabalhos em sessões paralelas, cujos artigos tenham sido devidamente aprovados pela Comissão Científica do Congresso.
 


Ronaldo Fraga
Imagem: Reprodução

Nomes importantes no cenário da moda brasileira tais como Ronaldo Fraga e João Braga irão compor as mesas redondas.

O evento contará também com a presença de Alison Gwilt (formada em moda e têxteis pela Central Saint Martins College of Arts de Londres, é pesquisadora e professora de moda especializada em sustentabilidade. É também professora dessas matérias no Art and Design Research Centre da Sheffield Hallam University, no Reino Unido). Suas publicações concentram-se na pesquisa e utilização de intervenções sustentáveis de design, e em particular as abordagens centradas no usuário, que desafiam o atual paradigma da produção e consumo de moda.
 


Imagem: Reprodução
 

Alison vem ao país para lançar seu livro Moda e Sustentabilidade, lançado pela editora Gustavo Gili e irá palestrar sobre o tema “Repensando o Design de moda por meio de estratégias sustentáveis”.

Por Francys Saleh
Designer e docente no curso de Design de Moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Exibições: 303

Responder esta

Respostas a este tópico

Os livros serão colocados à venda onde e quando?  

Abraços

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço