Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

11 conselhos que você deve levar em conta na hora de procurar uma boa costureira

Da escolha do profissional aos truques para um ajuste perfeito, alfaiate das famosas, como Jennifer Lawrence e Elizabeth Banks, entrega todos os detalhes para que a visita à costureira seja satisfatória

Siga Marie Claire no Pinterest
ACEITE TODOS OS CONSELHOS DE UMA COSTUREIRA! (Foto: Thinkstock)

“Por que os europeus parecem tão bem-vestidos?”, colocou certa vez o estilista Michael Kors. “Porque eles têm um ótimo relacionamento com suas costureiras ou alfaiates e gastam tempo e dinheiro fazendo suas roupas parecerem perfeitas.

Ajuste é o segredo mais bem guardado de qualquer fashionista. Porém, muita gente ainda não sabe como montar um guarda-roupa perfeito. A suspeita é a de que muitos se sentem intimidados, tanto na hora de escolher uma boa costureira quanto na hora de fazer as perguntas certas. Ser exigente é o truque-chave para conseguir bons resultados.

Pensando nisso, a Marie Claire americana consultou o alfaiate Mario Gonzales, que atualmente supervisiona os ajustes do figurino do filme “Jogos Vorazes”, estrelado por Jennifer Lawrence e Elizabeth Banks, e a maior costureira de Nova York, Madame Paulette para encontrar as respostas certas. Eles contaram exatamente tudo o que precisamos saber antes de ficar diante de um espelho de três faces, e também na hora de identificar o melhor profissional da redondeza.

O AJUSTE CERTEIRO...

1. Faça o teste da fotografia
Não deixe de levar uma máquina fotográfica na hora das provas. “Todo mundo quer parecer o mais magro e polido possível, especialmente em tempos de redes sociais. Portanto, você vai gostar de ver como sairá nas fotos”, comenta Gonzales.

2. Escute o profissional
“Escute-nos! Nós sabemos exatamente o que fazer para deixar um look mais limpo e esguio, seja ajustando decote, encurtando a bainha ou afinando a manga.”

3. Aceite quando o pedido não funciona
“É melhor dizer na frente das clientes quando algo não vai ficar bom do que criar falsas esperanças. Isso economiza o tempo de ambas as partes.”

4. Leve o underwear correto
“Já pense na roupa de baixo. Tenha sempre à mão na hora da visita o sutiã, corselê ou cinta certa.”

5. Não se esqueça dos sapatos, independente de quantos serão
“Eles são essenciais não só para que o comprimento seja ajustado com precisão, quanto para que o look seja visualizado da maneira exata. Na hora de usar, não haverá surpresa.”

6. Leve imagens de referência
Se você quer que aquele vestido fique como o de alguma celebridade, levar foto é indispensável.

A COSTUREIRA PERFEITA...

7. Procure por uma equipe
“Uma boa costureira é resultado de um bom grupo de profissionais – o estilista que entende das formas, o expert em tecido, um bom vendedor e um bom recepcionista. Nenhuma pessoa é capaz de fazer tudo isso sozinha.”

8. Avalie o trabalho
“Peça para ver coisas que ela ou ele já tenha feito para usar como referência.”

9. Gaste um tempinho observando o expert em ação
“Uma boa costureira, enquanto está trabalhando, deve ser cuidadosa com as medidas e gastar tempo nos detalhes. Além disso, ela costuma fazer perguntas pertinentes e expressam suas opiniões e preocupações”, aconselha Paulette.

10. Fique atenta aos alertas vermelhos
“Quando a costureira é pouco atenta, ela corre com uma montagem e usa pouquíssimos alfinetes – dois sinais de alerta.”

11. Priorize a honestidade
“Ele ou ela jamais deveria afirmar que pode fazer absolutamente tudo o que você deseja. Um bom profissional reconhece suas limitações. Ele deve deixar claro o seu processo de criação para que não fique nenhuma dúvida. Tem muita gente fingindo ser o que não é.”

http://revistamarieclaire.globo.com/Moda/noticia/2014/11/11-conselh...

Exibições: 540

Responder esta

Respostas a este tópico

Concordo em parte, não é necessário uma equipe, um costureiro que interpreta um modelo, que o traduza para a modelagem, que o costure e faça o acabamento, é um profissional que cuida de todos os detalhes.

Alfinetes são úteis, mas dependendo da "escola do profissional". Quem construiu conhecimento em ambiente industrial, focando sempre em produtividade (eficiência com qualidade), alfinetes só em caso de necessidade.

O ideal são profissionais que oferecem garantias de qualidade, de satisfação. 

José Claudio, isto é utopia. Não existe mais costureiras, existe pessoas que sentam atraz de uma maquina e cosem algumas peças, com algumas diferenças de tipo de maquina, mas não são costureiras, são por vezes até profssionais, mas nunca mais poderam ser chamadas de costureiras, estas são agulhas em grandes palheiros.

Atualmente não tem mais quem corte, prove,achuleie,arremate,borde,faça aplicações,plisados, cose e ainda usava alfinetes.Esta era a costureira que podiamos ter até 25 anos atraz, hoje não mais.Cada qual faz um pouquinho do que aprendeu e se apertarmos muito sai caca.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço