Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Se você assim como eu, gosta de moda e deseja um dia trabalhar para esse grande mercado, acompanhe as dicas de habilidades para desenvolver para atuar nesse mercado tão amplo. Designer, jornalista, publicitário, administrador, seja qual for a sua formação existe uma área em que você pode atuar no mercado de moda, ele é vasto e diversificado. Mas existem algumas habilidades que independente da área na qual irá atuar (desenvolvimento de coleção ou compras) que você pode desenvolver para se tornar um profissional mais qualificado e assim aumentar suas chances, afinal a concorrência é grande, o mercado também, mas estar preparado ou se preparar faz parte do processo.

1. LEIA REVISTAS DE MODA

2ba710_5cc42827d529a0e2385e4b8fff6d5fa1

Vogue, Elle, Harper’s Bazaar, Marie Claire, GQ, W, Vanity Fair, L’officiel entre outras. Esses veículos de comunicação reúnem grande informação gerada durante os grandes desfiles de moda, sem se falar em entrevistas exclusivas e uma visão mais geral do dia-a-dia. AH mas isso eu também encontro na internet. É eu também cheguei a ignorar as revistas e achar que só a internet bastava, NÃO BASTA. Além do conteúdo rico, se você é designer ou publicitário consegue tirar desse hábito uma visão melhor de todo o trabalho editorial de uma revista, diagramação, padrões, propagandas e tal. Se você é jornalista consegue avaliar e ver como atuam as pessoas que fazem a revista, escrevem. Ler nos ensina a escrever, e cada vez melhor. Termos e marcas que desconhecemos. Sem se falar que a moda é um ciclo, ela se reinventa, renasce a cada dia, se adapta aos novos padrões e corpos. É um investimento para se manter informado. Quem não soube da recente crítica a Vogue Kids Brasil sobre o editorial que mostravam crianças muito adultas? Só pude realmente ter um posicionamento a respeito quando vi o editorial na revista, fora isso só ouvia opiniões em meio digitais. Leia revistas de Moda, escolha suas favoritas e LEIA (não folheie).

2. LEIA LIVROS DE MODA, TAMBÉM

Livros de Moda

Ok, você deve tá perguntando se isso é para quem quer dar aula de moda. E eu te digo, não. É para você que quer sentar e preparar uma propaganda, para você que quer produzir um editorial de Moda ou para você que precisa planejar uma campanha de moda. Leia livros sobre história da moda, sociologia da moda, filosofia da moda, antropologia, consumo. Sim tudo isso vai te dar um embasamento na produção do trabalho, porque na moda nem tudo é novo, ela se reinventa (lembra que falei no tópica acima?), então, vai produzir um editorial de moda ou uma campanha? Tem que conhecer de arte, cinema, literatura, música, só gostar de moda não basta. Quem foram os cantores influentes na moda, que filmes marcaram uma década, que música é a cara da marca? Parecia fácil né? Quanto mais você sabe sobre cultura mais rico você fica para desenvolver um excelente trabalho e criativo sem precisar “copiar” nada. Infelizmente na moda somos muito propícios como em qualquer área criativa, a cópia. Falar que gosta de moda é fácil, quero ver ler Lipovetsky.

3. ESCREVA

Escreva sobre Moda

Mas que saber sobre o que é o mundo/mercado de moda, você também precisa saber escrever sobre ele. Essa dica de habilidade a desenvolver é mais para as que buscam trabalhar com Comunicação (design, jornalismo e tal). Mas se você não é da área de comunicação mas se interessa, vale também. Escrever (depois que crias o hábito de ler) é uma habilidade valiosíssima. Em meios as oportunidades para comunicação digital,  o que mais vejo nas propostas de vagas são empresas pedindo “habilidade com escrita/ excelente português/ habilidade com comunicação”, no final das contas é saber desenvolver um pensamento crítico ou construtivo, dar sua opinião ou apenas resenhar sobre alguma coisa. Eu criei um blog para treinar essa habilidade, você pode fazer artigos, pode fazer anotações, pode criar um blog ou tumblr. A área científica para Moda tem crescido muito e há poucos se arriscando em pesquisas de moda. CLARO que quando falo sobre escrever não tô dizendo que devas escrever APENAS sobre os desfiles de Milão, Paris e NY (que provavelmente você nem esteve lá), mas você pode falar sobre comportamento, consumo, vendas, o mercado, sobre as pessoas, as marcas, seja criativo, pense e escreva.

4. APRENDA OUTRO IDIOMA ALÉM DO INGLÊS

Idiomas

Tá que o inglês é o mais importante e básico a gente já sabe, mesmo sabendo também que nem muita gente fala ele fluentemente. Arrisque-se, se você já tem conhecimento do idioma e já praticou oralmente arrume amigos estrangeiros, vá a hostels ou arrume outros amigos que queiram praticar. No final das contas falar é algo meio de “VAI” e pronto. Mas quero ressaltar nessa dica que além do inglês é essencial para o mercado de moda que você tenha conhecimento de um outro idioma. Espanhol, francês e italiano são os queridinhos. Mas não exite caso se interesse por alemão e japonês, são idiomas riquíssimos e que só vão acrescentar no seu currículo. Algumas empresas sul-americanas só contratam quem tem espanhol, já virou requisito, esses dias vi uma vaga para mídias sociais que tinha que ter espanhol fluente ou ser nativo. Então comece em casa com vídeos na internet mesmo ou se preferir e puder invista em aulas particulares com nativos (é enriquecedor).

5. ACREDITE EM VOCÊ

Acredite em você

Calma, eu não escrevi tudo isso para finalizar com uma auto-ajuda. Acreditar que você é capaz e pode é um habilidade que nem todos possuem. Quantos querem mas desacreditam de suas capacidades? Se você não acreditar e confiar em si, infelizmente o mercado também não fará. Então busque meios, conhecimento, cursos, pessoas, que te permitam sentir segurança e se você tem um objetivo trabalhe encima desse objetivo. Quer ser estilista? Comece rabiscando como você sabe. Se puder invista em um curso se não puder busque inspiração em livros, revistas ou na internet e vá treinando. Treine. Habilidades são desenvolvidas com muita dedicação e com trabalho também. Se não conseguir de primeira aquela vaga que tanto queria, continue treinando, continue tentando. Não deixe de acreditar em você.

Fonte imagens: Pinterest
http://modaboom.wordpress.com/

Exibições: 808

Responder esta

Respostas a este tópico

Treine. Habilidades são desenvolvidas com muita dedicação e com trabalho também.

   Se não conseguir de primeira aquela vaga que tanto queria, continue treinando, continue tentando. Não deixe de acreditar em você.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço