Se você ainda está preenchendo sua lista de resoluções para 2025, olhar conscientemente para alguns hábitos ligados à moda pode ser curioso, mas muito interessante. Desde se preocupar com a questão ambiental a rever quais são os fatores que interferem na hora de se vestir -- tendências, pressão social ou o preço das roupas --, há uma infinidade de práticas que podem ser colocadas em pauta.
Deixe o espírito de 2024 para trás, e se concentre em algumas mudanças que podem melhor, e muito, sua relação com o universo fashion:
Vista-se para si mesmo e não para outras pessoas
Parece um clichê, e até difícil, mas vamos lá: quantas vezes você deixou de ousar em um look com medo do que as pessoas diriam sobre você? Isso vale para combinações que você quer testar, acessórios icônicos que estão escondidos no seu guarda-roupa. Agora é o momento de colocá-los para jogo.
Abandone a máxima "Não tenho nada para vestir"
Ok, talvez você ainda repita algumas vezes essa frase, seja para sair em um dia básico ou para um evento especial. Mas, aqui, a organização vale tudo: pense com atenção e previamente nas possibilidades de roupa que você tem -- é possível fazer isso dois ou três dias antes do acontecimento, e priorize aquilo que te deixa confortável. E, ah, repita roupas, sim, principalmente as que te fazem feliz.
Não tenha medo de repetir roupa
Esse é, claro, nosso terceiro conselho. Looks festivos, corporativos, para situações cotidianas, qualquer tipo de roupa pode ser repetida e não há nenhum problema se as pessoas notarem isso. Tenha cuidado com a lavagem das peças, para que elas durem mais. E pronto! Quer um empurrãozinho? Saiba que a Cate Blanchett usou no Globo de Ouro deste ano o mesmo vestido Louis Vuitton que elegeu para o festival de Cannes, em maio de 2024.
Aposte na individualidade, sem pular de tendência em tendência
Apesar de as redes sociais e a mídia ainda serem megafones para algumas tendências, é muito mais legal você olhar para elas e entender o que atende sua individualidade. Descobrir o estilo pessoal pode ser não só importante para quando for às compras, mas para servir como um guia para autoestima.
Desapegue das compras excessivas
O equilíbrio no consumo está cada vez mais em alta, e 2025 é o ano em que você pode estabelecer novas métricas em relação a comprar roupas. Repense se ter o aplicativo da fast fashion instalado no seu celular vale a pena, se o passeio no shopping não se torna uma desculpa para gastar excessivamente com peças que você nem quer tanto assim.
FOMO Fashion? Não mais
Desfiles, semanas de moda, promoções, lançamentos, collabs. O mercado da moda gira por conta das novidades e isso pode gerar aquela FOMO (fear of missing out) nas fashionistas. Entender que tudo acontece quase ao mesmo tempo e que é realmente bem difícil acompanhar cada evento vai te ajudar a relaxar e a consumir moda com mais parcimônia. Afinal, ela é também para nos fazer bem.
Não se prenda ao tamanho das roupas na etiqueta
Sabemos que uma blusa G nem sempre tem o mesmo tamanho em diferente.... Mas essa letrinha (ou ser 40, 42, 44...) pode tirar muito o sono de quem acha que a roupa precisa caber em você e não o contrário. Mude a perspectiva, e não escolha as roupas pelo tamanho propriamente, mas pelo caimento que elas têm no seu corpo.
https://revistamarieclaire.globo.com/moda/noticia/2025/01/7-ciladas...