Da valorização de técnicas naturais à releitura de estampas clássicas, elegemos as tendências dos desfiles para ficar de olho.
Normando no SPFW N59 — Foto: Agência Fotosite
A 59ª edição do São Paulo Fashion Week chegou ao fim na última sexta-feira (11), reafirmando a pluralidade de estéticas e propostas da moda brasileira. De olhos nas passarelas, reunimos as tendências que prometem dominar as ruas (e os feeds) nos próximos meses — da valorização de técnicas naturais às releituras de estampas clássicas, como a onça e o xadrez. Veja os destaques dos desfiles a seguir.
A sobreposição de saias sobre calças é aposta de marcas como Reptilia e À La Garçonne, ganhando uma abordagem repaginada — mais estruturada, sofisticada e com foco em proporções inesperadas, como nas saias plissadas sobre calças de alfaiataria.
Mais do que símbolo de uma estética fetichista, o látex desponta como objeto de experimentações têxteis, caso do látex amazônico, usado por etiquetas como Herchcovitch; Alexandre e Normando. Para além de modelagens ajustadas ao corpo, o material aparece também em peças fluidas.
Com silhuetas curvas e bem marcadas, as peças com volume no quadril ganham destaque nesta temporada. Saias estruturadas, calças amplas e tops com peplum ajudam a criar silhuetas esculturais e teatrais.
Mais aparecida do que de costume, a lingerie dá as caras em produções urbanas e até de festa nesta estação, com destaque para os sutiãs estruturados e corsets que assumem protagonismo no look.
Do clássico ao punk, o xadrez passeia por diferentes estilos nas passarelas, indo além do tradicional. No desfile de Herchcovitch; Alexandre, por exemplo, a padronagem surgiu em um visual com recortes e mistura de materiais.
Dominando looks inteiros, a estampa de onça prova seu poder atemporal nas coleções de nomes como Patrícia Viera, Led e Walério Araújo, da versão original até variações em tons de cinza.
Os ternos mais interessantes da temporada são de veludo. Com inspiração direto dos anos 1970, os conjuntos aparecem em tons intensos de vinho, roxo e marrom.
Das tramas do crochê aos fios de palha, as texturas marcam presença em coleções que apostam em novas técnicas para lidar com a matéria-prima natural.
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por