Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A editora Condé Nast abre em Berlim a exposição “Beleza Atemporal” com imagens de um século da fotografia de moda  

 

Por: Raquel Medeiros

Às vésperas do século 19 a ilustração reproduzia a realidade idealizada através de formas bem delineadas e cores vivas. Assim, as imagens publicitárias e dos fatos cotidianos - inclusive da moda através das primeiras publicações especializadas - estavam nas mãos dos artistas. A fotografia? Transcorridas mais de sete décadas da sua invenção ainda experimentava a captura do real em graduações de preto e branco que deixavam a desejar. Desse ponto de partida ascendeu gradativamente para constituir um universo estetizante da cultura visual. Na moda une arte, criatividade, desejos e sonhos que alimentam uma indústria de poder.  Para contar essa história a editora Condé Nast acaba de abrir na galeria C/O Berlim, na capital alemã, a exposição "Beleza Atemporal: 100 anos de fotografia de Man Ray a Mario Testino". Até o final de outubro a mostra vai revelar o transcurso de um século de imagens audaciosas que instigam a questionar a fórmula da "beleza" que não envelhece.

Do arquivo de oito milhões de imagens da Condé Nast foram selecionadas 150 fotografias clicadas por nomes emblemáticos. A editora que comprou a Vogue em 1909 e ampliou o foco em publicações similares como a Vanity Fair eGlamour tem um acervo fotográfico que constitui uma coleção rara. Fotografias que traduzem a experimentação pioneira de Edward Steichen e George Hoyningen-Huene, expõem a erotização de Helmut Newton e compartilham a elegância inconfundível de Peter LindberghA exposição também inclui obras de Cecil Beaton, Man Ray, Diane Arbus, Horst P. Horst, William Klein, Sarah Lua, Albert Watson, Herb Ritts, Bruce Weber, Corinne Day e as últimas obras de Mario Testino e Tim Walker.  

Considerando o título da exposição que tem a curadoria de Nathalie Herschdorfer, as fotografias suscitam o questionamento sobre a "beleza atemporal" plasmada pelo impulso criativo do fotógrafo e das aspirações da época. Por trás do sentido comercial as imagens transcendem fronteiras cronológicas e condensam recortes que as tornam intocáveis pelo tempo, frescas, como instantâneos recém-capturados que não dão sinais da passagem dos anos. O sociólogo francês Roland Barthes escreveu em "O sistema da Moda" (1967) como a linguagem não verbal é capaz de estabelecer relações de significado. Ele comparou a força da fotografia das revistas de estilo a influencia do texto. "As palavras descrevem uma certeza, enquanto a imagem congela um número infinito de possibilidades". Para o observador ficam as perguntas. A beleza eternizada no clique tem um ângulo sem resposta. Indecifrável.

Serviço:

 

Beleza Atemporal: 100 Anos de fotografia de Man Ray a Mario Testino

C/O Berlim - Alemanha

18 de agosto a 28 de outubro de  2012

http://www.co-berlin.info/

Fonte: http://www.nasentrelinhas.com.br/noticias/costurando-ideias/304/bel...

Exibições: 173

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço