Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A mineira Companhia Industrial Cataguases e a Dalila Têxtil inovam ao produzirem tecido antiviral.

A indústria da moda é aliada no combate à Covid-19 Divulgação

Você já parou para pensar para que servem as roupas? Seja para marcar o seu estilo ou a sua personalidade, hoje, ela vai além do básico. Com o desenvolvimento de tecnologias, pesquisas e muita inovação, além de cores e cortes, as roupas nos proporcionam aquela ajuda para manter a saúde. E um exemplo dessa inovação sai de uma indústria mineira que produz peças com tecidos antivirais, resultado da união entre a Companhia Industrial Cataguases e a empresa Dalila Têxtil.

A tecnologia, 100% brasileira, foi desenvolvida pela Dalila Têxtil, empresa que é referência nacional em soluções em malharia circular. O tecido tem o acabamento com uma fórmula líquida (uma mistura de composto de íons de prata com estabilizante natural) que, por meio de uma ação física e química, quebra a camada de gordura que envolve o vírus, inativando-o e impedindo a sua proliferação.

A eficácia do tecido é de 99,9% de inatividade em um minuto de contato e o vestuário tem proteção que dura, no mínimo, 50 lavagens, de acordo com os testes realizados na Universidade de São Paulo (USP). “Em março de 2020, a empresa não tinha nem ideia de que iria desenvolver um tecido antiviral, mas, em junho, esse produto já representava 25% do faturamento”, conta André Klein, diretor da Dalila Têxtil, acrescentando que a empresa já trabalha com outros tipos de tecidos tecnológicos, como os repelentes a água e a insetos, acabamento UV e antibacteriano.

Para expandir a tecnologia e a produção, a Dalila Têxtil começou uma parceria com a mineira Companhia Industrial Cataguases, que tem 84 anos de atuação. “O momento delicado pelo qual estamos passando exige sensibilidade e empatia. Por isso, unimos forças com a Dalila Têxtil para acelerar a oferta de acabamentos antivirais que serão usados por nossos clientes na confecção de roupas, máscaras, acessórios e uniformes. Nosso propósito é reduzir ao máximo a contaminação e propagação do novo coronavírus. Acreditamos em um futuro colaborativo e compartilhado em prol do bem maior”, afirma Tiago Peixoto, diretor da Companhia Industrial Cataguases.

Tiago Peixoto, diretor da Companhia Industrial Cataguases — Foto: Divulgação

Tiago Peixoto, diretor da Companhia Industrial Cataguases — Foto: Divulgação

A Companhia Industrial Cataguases possui a capacidade de produção de 2 milhões de metros por mês, representa 20% do market share nacional de tecido planos leves de algodão do mercado de vestuário, artesanato e decoração. Além disso, possui presença relevante nas exportações, cerca de 25% do faturamento vem da venda para países da América Latina, Estados Unidos e Europa. Entre seus principais clientes estão marcas como Renner, Riachuelo, C&A, Aramis, Ogochi, entre outros grandes nomes da moda.

Rogério Mascarenhas, presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado de Minas Gerais (SIFT-MG), avalia positivamente a parceria. “Esse tipo de inovação vem para o bem-estar. Outras crises podem acontecer e é um alento saber que a indústria está preparada para dar a sua contribuição para a sociedade”, enfatiza Mascarenhas.

Por FIEMG

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/especial-publicitario/fiemg-in...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 63

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço