Eu mencionei aqui a brutal intervenção que Paulo Maluf, hoje um dos 4 brasileiros que constam de uma lista internacional associada a grandes prarticantes de ilícitos penais, porque foi uma violenta intervenção, e até o ponto que sei, inédita na época.Mas não houve , mesmo brutal, demissão sumária de funcionários e professores, o que no meu melhor conhecimento está acontecendo no CETIQT, sem que se saiba qual o propósito de tais ações, e o que stá sendo proposto, que seria o minimamente exigido de quem é pago com DINHEEIRO PÚBLICO . Deve-se considerar ( leiam!) o trabalho feito para o Centro de Gestão e Estudo Estratégicos ( CGEE), "Estudo Prospectivo Setorial -Têxtile Confecção" ,publicado em 2010, que é um trabalho no qual o CETIQT , juto comoutros centros de excelência, foi destacado ator , o que nos dá o direito - e obrigação- de indagar o propósito dessas ações ,dentro do CETIQT . O atual Presidente do CGEE, colega e economista da Unicamp, orientou a tese do Dr Aloisio Mercadante, Ministro de Ciência e Tecnologia, a quem certamente interessa muito o plano setorial encaminhado pela ABDI ( Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial). Participaram deste trabalho empresários, técnicos, membros da sociedade civil e órgãos do governo. O estudo setorial têxtil fez parte de um conjunto de análises setoriais, que entendo com válidas até o presente,e parte do programa do atual governo. O que postulo é que seja dados a nós profissionais ligados à este setor tão carente,e tão importante , sendo parte do que chamo de "materiais fibrosos" que abrange tecidos técnicos, funcionais com plicações em setores tai como automobilístico, aeronáutico, aero- espacial, área médico hospitalar , entre outro campos avançados da manufatura. Grças a ABIT liguei-me mais de perto a ese esforço quando fizemos na UNICAMP, uma reunião na INOVA com a presença ilustre do Dr Luciano Coutinho, que na época ainda não estava no BNDES. Sendo assim solicito que seja dada a nós a oportunidade de tomar ciência do que se propõe, já que o programa setorial do governo não foi alterado. Peço aos senhores empresários que ajudem ameçhora a escola ,s e necessário, mas não permitam danos irreversíveis, ao que foi o primeiro Centro de Tecnologia do SENAI, trabalho emque tive a honra de participar de 1978 até 1983
Uma providência urgente, que tokmo libertade de solicitar,seria parar imediatamente com a demissão de técnicos, funcionários, especialmente os mais pobres,e professores, até que haja uma proposta clara dos rumos que se pretende tomar. Mudança de direção entende-se. Demissão de professores não.
Tags:
Estamos solidários com nosso colega Edison Bittencourt e com os colegas professores do CETIQT aposentados demitidos daquele Centro de Tecnologia Têxtil, considerado um dos cinco melhores Centro de Excelência Têxtil do Mundo. A ABTT foi convidada a participar de um Workshop CETIQT/ABTT para discutir as diretrizes daquele Centro de Tecnologia nos próximos anos e queremos ouvir as providencias da Direção e do CTA (Conselho de Admnistração do CETIQT), na pessoa do também colega Técnico Têxtil Aguinaldo Diniz, Presidente daquele Conselho, quanto as normas administrativas do SENAI que aposenta o professor com 50/55 anos quando o mesmo atinge o ápice de sua experiência profissional. Aqui em Pernambuco, o CERTTEX (Centro Regional de Tecnologia Têxtil do Senai) em Paulista- Pe , fechou todas as cadeiras do ensino têxtil por falta de Corpo Docente, pela falta de sensibilidade da Diretoria Regional que apesar de ter ajuda do Governo Japonês e manter Convênios de Treinamentos no Japão, enviava seus professores especializados têxteis, para receberem treinamento e estágios no Japão, para um ou dois anos depois demitir esses profissionais por terem atingidos a idade de aposentadoria. Aconteceu com vários colegas nossos (Leodir Marinho, Sebastião Pereira, Antonio Moreira Neto - fez especialização em alimentos no Canadá e outros), que se destacavam em suas funções naquele Centro Têxtil, mas nunca tiveram oportunidade de alçarem uma função hierárquica de destaque, por serem preteridos por funcionários de carreiras do Departamento Regional do Senai, sem nenhum comprometimento com a industria têxtil regional , quiçá nacional. Interessante que, os Diretores do Senai (esses indicados pela FIEPE - Federação da Industria de Pernambuco), que demitiram os professores do CERTTEX e também talvêz, os Diretores do DN _ Rio que demitiram os do CETIQT, SÃO MUITOS MAIS IDOSOS E DE IDADE COM 10 ATE 20 ANOS MAIS VELHOS QUE OS PROFESSORES PRETERIDOS E COMPULSORIAMENTE APOSENTADOS. POR QUE ? Precisamos acabar com isso. Precisamos preservar aqueles que realmente tenham capacidade e competência para exercer suas atividades profissionais, aproveitando ao máximo sua experiência CURRICULAR, inclusive para introduzir e transmitir aos mais jovens professores, como vi acontecer na década de 60 quando estudei na antiga ETIQT.
Um País onde uma instituição aposenta seus profissionais com 50 ou 55 anos, está literalmente louco, e contra a tendência mundial, neste aspecto. Nas Universidades a aposentadoria compulsória é , para homens, aos 70 anos (!), e pretende-se estende-la até os 75 anos. Muitos dos aposentados, como eu, conjtinua a produzir pesquisa e a ministrar aulas, e em algumas ituações a Univeraidade pararia sem a contribuição dos aposentados. Considerem o aumento da expectativa de vida, com aumento , também da qualidade de vida. Essa norma do SENAI não merece outra classificação como a de IDIOTA , inoportuna, e prejudicial aos interesse de uma nação , considerando as emergentes condições de contorno na economia mundial! Essa liitação , acredito,m viola DIREITOS INALIENÁVEIS ao cidadão: acesso ao trabalho: ESPECIALMENTE NO CASO DE PROFESSORES. Quem está no comando do CNI? Wue tipo de gente impõe tal asneira?
Sempre que o Brasil e suas organizações de forma geral, aposentam profissionais com mais de 50 anos, estão aplicando o princípio da redutibilidade, ou como em economia, a lei dos rendimentos decrescentes, na medida em que subconjuntos combinam-se para produzir sistemas funcionais que deveriam ser maiores, emergem novas propriedades de nível inferior. É necessário iniciar uma discussão sobre o que significa "expectativa de vida x expectativa de vida no trabalho". Estamos indo na contra-mão da história, perdendo a riqueza da sinergia que pode haver entre o novo e o experiente. Se poderia criar hierarquias integradoras para que o Brasil pudesse evoluir mais rapidamente a partir do somatório de seus componentes e suas "sabedorias". A continuar esse comando de gabinetes, podemos predizer que não seremos o país do futuro, pois já perdemos esse futuro. Me solidarizo com os opinantes. Sabedoria no Brasil é um ente "poluente". É lamentável.
Bom dia!!!
Essa é uma discussão ...vai dar "PANO PRA MANGA",
Engraçado, agora com as demissões em questão, alguns se mostram incrédulos com determinadas atitudes. Quando funcionários. professores, instrutores e etc... nas nessas mesmas gestões foram demitidos sem razões plausíveis p/ isso, ninguém se manifesta para querer entender as razões...a filosofia ETIQT/SENAI,(onde estudei) CETIQT/SENAI (onde trabalhei por 10 anos)...há muito foi deteriorizada, não pelos professores/instrutores mas sim pelas gestões ,as mesmas que hoje !!!
Eu gostaria de saber se o CGEE ( por favor leiam o trabalho sobre a análise setorial para Têtil e confecção) , ABDI, MCT, e este CNI, conversarem entre eles. Tudon indica v que não . Esta intervenção parece-me sugerir que não conversam , estando em andamento uma ação que não correspode a política da Presidente Dilma de CRIAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO E NÃO ELIMINAÇÃO, PRINCIPALMENTE DE PROFESSORES . Demissões sumárias tem sido executadas , até dos mais modestos fincionários , injustificadas, e mais ainda, financiadas ( !!!!????) com DINHEIRO DO POVO que paga os salários do atual interventor e do dono do CNI, sendo que este último ainda nos deve algumas explicações sobre fatos alegados que não discutirei agora.
Deveríamos convocar todos os técnicos têxteis e engenheiros têxteis formados na ETIQT ou CETIQT, principalmente os filhos de industriais têxteis que hoje devem estar no comando das suas indústrias para apoiar essa campanha a favor do CETIQT.
Abraços Romildo.
Cara Carmen Lucia,
Já está dando PANOS PRA MANGA, MELANCIA, MELÃO, ABACAXI E OUTRAS FRUTAS !
Não é de hoje essas demissões, mas agora foram 50 ou 55 de uma vez. Não foram apenas professores ! Também funcionários especializados, instrutores etc... Sabemos que essa política existe há muitos anos e tenho combatido aqui no Nordeste denunciando através da ABTT, de quem sou associado e membro do Conselho de Administração e de Ética. Agora a repercussão é maior porque foi com o CETIQT, um dos melhores Centro de Tecnologia Textil do Brasil e do Mundo ! Não tem que dar apenas panos pra mangas, mas criarmos condições de mudar essa política idiota e corrupta de nomeação de pessoas sem nenhum comprometimento com o setor têxtil, para nivelar por baixo nosso ensino têxtil que deveria ser hoje, muito mais avançado e abrangente que em nossa época, atendendo às inovações tecnológicas têxteis e de todas as as cadeias de segmentos que envolvam tecnologias e aplicações texteis e tecidos técnicos aplicados em papel, celulose, petróleo, área médico-hospitalar, alimentação agrícultura, automoveis, aeronáutica etc... Eis a questão !
ALÉM DE CONTRADITÓRIO É TOTALMENTE IRRACIONAL A POSTURA DA CÚPULA
QUE FAZ O SISTEMA SENAI, ENTÃO VEJAMOS:
A LÓGICA DA VIDA NOS DITA A SEGUINTE REGRA: O HOMEM NASCE, ELE CRESCE
E APRENDE COM OS MAIS VELHOS E COM SUAS EXPERIÊNCIAS PRÓPRIAS E AO
"AMADURECER" REPASSA OS CONHECIMENTOS RECEBIDOS E ADQUIRIDOS AOS
MAIS JOVENS QUE INICIAM SUA CAMINHADA PELA VIDA. SABEM QUEM NOS ENSI-
NA ESTAS REGRAS??? OS ÍNDIOS. TIDOS COMO SILVÍCOLAS, PAGÃOS E REMANES-
CENTES DA PRÉ-HISTÓRIA. AFINAL EM QUE ERA ESTÃO OS DIRIGENTES DO SENAI??
JÁ FIZ COMENTÁRIOS SOBRE AS CONDIÇÕES OPERACIONAIS TANTO DO CETIQT,
ONDE ME FORMEI E ATÉ HOJE VIVO COM OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS TANTO
PARA A MINHA PROFISSÃO QUANTO PARA MINHA VIDA( POIS CONVIVER ENTRE O
RATO MOLHADO E O JACAREZINHO NÃO É FÁCIL!!!), COMO DO CERTEX(PAULISTA/PE)
E REAFIRMO: O SENAI É UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA COM POSTURAS DE PÚBLICA, NÃO
QUE AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DEVAM CONTINUAR COMO SEMPRE FORAM, E SUA CÚ-
PULA É MUITO ENVOLVIDA COM POLÍTICA E ISTO É MUITO NEGATIVO. SE DEVE HAVER
UMA GRANDE FAXINA??? SIM DEVE, MAS NÃO NOS QUADROS DECENTES E SIM NA ALTA
DIREÇÃO. FUI ALUNO E FUNCIONÁRIO DO SENAI ÁREA TÊXTIL E SEI DO QUE RECLAMO.
Bom dia!!!
É Luiz Barbosa, sou aposentada há mais de 11 anos e continuo exercendo a minha profissão de Técnico Têxtil, Engenherira Têxtil com pós-graduação.
Tenho o maior orgulho de ter sido formada pelo Sistema SENAI/ETIQT, sempre fiz valer os meus direitos e obrigações, onde estão esses funcionários demitidos que não se unem para o fazer o mesmo? Se unam, lutem pelos seus direitos!!!
Concordo com o opinante, Romildo quando diz que deveríamos nos reunir para que uma discussão seja aberta sobre o assunto. E na minha opinião a discussão está em pauta não pela defesa dos pequenos demitidos ( que como já falei já aconteceu em épocas passadas e não vimos esse tipo de repercussão)e sim porque no meio tem peixe grande. Claro que concordo quando fala sobre os mais experientes ( estou incluída no contexto) Gerencio uma fábrica há 19 anos e a cada dia me sinto renovada com a confiabilidade no meu trabalho, onde exponho as minhas idéias e defendo os meus funcionários contra qualquer um que queira menosprezá-los.
A base que tive no curso profissionalizante no ETIQT alavancou a minha vida profissional até esses dias, em que a filosofia SENAI existia.Já asssitia nos 10 anos de trabalho como instrutora do CETIQT a pouca importância dada a esse tipo de curso, que na minha opinião é filosofia do SENAI, um curso voltado para a preparação profissional e para a vida. Independente de que outras técnicas revolucionárias ( por ex. a moda) tb evoluessem, mantendo a base. Acredito, que esta seja postura da Presidente Dilma, a volta dos cursos profissionalizantes...
É isso e nada mais a declarar!!!
Abçs
Luiz Barbosa Lima disse:
Cara Carmen Lucia,
Já está dando PANOS PRA MANGA, MELANCIA, MELÃO, ABACAXI E OUTRAS FRUTAS !
Não é de hoje essas demissões, mas agora foram 50 ou 55 de uma vez. Não foram apenas professores ! Também funcionários especializados, instrutores etc... Sabemos que essa política existe há muitos anos e tenho combatido aqui no Nordeste denunciando através da ABTT, de quem sou associado e membro do Conselho de Administração e de Ética. Agora a repercussão é maior porque foi com o CETIQT, um dos melhores Centro de Tecnologia Textil do Brasil e do Mundo ! Não tem que dar apenas panos pra mangas, mas criarmos condições de mudar essa política idiota e corrupta de nomeação de pessoas sem nenhum comprometimento com o setor têxtil, para nivelar por baixo nosso ensino têxtil que deveria ser hoje, muito mais avançado e abrangente que em nossa época, atendendo às inovações tecnológicas têxteis e de todas as as cadeias de segmentos que envolvam tecnologias e aplicações texteis e tecidos técnicos aplicados em papel, celulose, petróleo, área médico-hospitalar, alimentação agrícultura, automoveis, aeronáutica etc... Eis a questão !
CAROS AMIGOS MEMBROS!!! PERMITAM-ME ABRIR PARÊNTESES NESSA PERTINENTE
DISCUSSÃO PARA EXALTAR UMA ATITUDE DE DIGNIDADE E PATRIOTISMO. FALO DA
ATITUDE DA DEPUTADA LUIZA ERUNDINA EM SE NEGAR DE FAZER PARTE DE UMA
CHAPA ELEITORAL NA QUAL TENHA COMO MEMBRO O INDIGNO E ANTIPATRIOTA
PAULO SALIM MALUF!!!
PARABÉNS DEPUTADA!!!
Bom dia!!!
Muito bem lembrado!!! Isso é dignidade!!! Em contrapartida o Sr. Lula tira foto com o mesmo ...e aí? Quem será o mais antipatriota?
Meus agradecimentos a nobre deputada!!!
julio cesar de souza disse:
CAROS AMIGOS MEMBROS!!! PERMITAM-ME ABRIR PARÊNTESES NESSA PERTINENTE
DISCUSSÃO PARA EXALTAR UMA ATITUDE DE DIGNIDADE E PATRIOTISMO. FALO DA
ATITUDE DA DEPUTADA LUIZA ERUNDINA EM SE NEGAR DE FAZER PARTE DE UMA
CHAPA ELEITORAL NA QUAL TENHA COMO MEMBRO O INDIGNO E ANTIPATRIOTA
PAULO SALIM MALUF!!!
PARABÉNS DEPUTADA!!!
Boa tarde à todos!
É com muita revolta que vejo a imundície que estão fazendo no CETIQT. Estudei lá, me formei em Engenharia e com essa formação já trabalhei em algumas empresas no Brasil e quand oretornei ao RJ e recebi a notícia de um dos professores da Instituição que está ainda até hoje fiquei perplexo.
MAs, para os engravatados, tá tudo certo. Porque os idiotas estão dando a maior atenção ao petróleo e a questão do pré-sal enquanto o nosso setor fica enfraquecido.
Na minha humilde opinião, jogada de mestre deles! A mão-de-obra da nossa área, principalmente a que tem uma qualificação melhor, tem a condição de galgar uma melhora no currículo com uma pós-graduação e o que fará: Fará para melhorar a qualidade do trabalho no setor têxtil, um setor que está cada vez mais esquecido por todos os que nós esperávamos que nos defenderia, ou vai procurar uma coisa mais ligada a essa área para que haja uma absorção de MO qulificada e acabe com o stress gerado hoje em dia com isso, no setor petrolífero?
Temos que frear, senão acabar e uma vez com todas, com as importações predatórias da china! Eu sou totalmente a favor disso, mas peraí, os chinenses tem vários outros acordos comerciais com o Brasil em outros setores (minérios, petróleo e gás, etc.) e que, segundo os comandantes desse país, é muito mais lucrativo do que mantermos o Brasil numa posição de combate com o mercado externo na nossa área. O que você acha que será priorizado e quem ficará em segundo plano e que viva a custa "de dar os seus pulos?".
Pois bem pessoal. É um desabafo de mais um profissional têxtil muito revoltado com as coisas que estão acontecendo no nosso país e que não vê, em instância nenhuma, uma luz no fim do túnel.
Augusto Ferreira
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por