Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A grande lição para o setor está em perceber que é essencial ser organizado

A ascensão dos negócios ligados à moda me despertou para refletir sobre como o mundo empresarial pode influenciar e ser influenciado e como podemos extrair valor dessa relação.

Os reis franceses são ícones na utilização de indumentárias cheias de riqueza e simbolismo. A cada cerimônia, a cada caçada, usavam um traje adequado. Esses costumes se espalharam pelas monarquias. Reis e cortes se exibiam para demonstrar poder e riqueza, e esses hábitos vieram ao Brasil na chegada da família real, em 1808.

Apenas no século 20 a moda começou a atingir uma parcela maior da população. Surgiu então um novo ícone, também francês: madame Coco Chanel. Seu estilo foi determinante para o surgimento de um mercado de moda.

O mundo empresarial, mesmo sem perceber, é influenciado pela moda. As tendências – não as matemáticas, que podem ser “facilmente” calculadas – podem influenciar comportamentos, padrões de consumo, gostos e preferências.

No final do século 20, nos Estados Unidos e na Europa, vimos uma explosão de marcas e o surgimento de cadeias de varejo e de linhas editoriais dedicadas ao vestuário. No entanto, o mercado da moda vinha perdendo valor por estar desorganizado e sem foco no consumidor. Hoje, vemos um mercado global, com amplas possibilidades. Ou seja, a grande lição está em perceber que organização é essencial.

Gisele Bündchen, por exemplo, deixou de ser apenas uma übermodel. Em parceria com uma rede de varejo, criou sua própria coleção. Além disso, os editoriais de moda tradicionais já não são exclusivos na avaliação de tendências – há também os blogueiros, como www.sanduichedealgodao.com.br e www.bettys.com.br. Um comentário em uma rede social pode causar uma revolução. Coleções inteiras são consumidas ou uma “moda” pode deixar de existir.

Enfim, o importante é criar uma cadeia de aprendizado mútuo. Não importando se o empreendedor for um blogueiro, um recém-ingresso na São Paulo Fashion Week ou ainda um grande magazine como a Renner.

*André Martins é presidente da VB Serviços e do JLIDE e sócio do Ponto de Contato e Filmland

Fonte:|http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI249065-17141,00.html

Exibições: 109

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço