Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ABNT propõe a padronização de tamanhos e medidas de roupas femininas

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) realiza nesta quinta-feira (14) uma live para discutir o projeto de norma que padroniza os tamanhos e medidas de peças de roupas femininas, buscando facilitar tanto a confecção das peças quanto o processo de compra por parte do consumidor. Atualmente em fase de consulta pública, o Projeto de norma ABNT NBR 16933 (Vestuário - referenciais de medidas do corpo humano - Vestibilidade para mulheres - Biótipos tipo retângulo e tipo colher), aceita votações até o dia 19 de janeiro.




Novas normas para a vestimenta feminina - Unsplash


Uma das principais dificuldades enfrentadas pelo consumidor no momento de comprar roupas é a incompatibilidade das medidas entre as diversas empresas existentes no mercado. Não há conformidade entre os padrões de medidas e, ao considerar marcas estrangeiras que se instalaram no Brasil nos últimos anos, percebe-se uma realidade de variações ainda mais divergente. Outra complicação para a decisão de compra é a proporção das peças. Por exemplo: uma calça que se ajusta à cintura do consumidor fica apertada em sua panturrilha, e por aí vai. 

Normas técnicas têm como objetivo padronizar as unidades de medidas do vestuário, facilitando assim, o processo de confecção e o dia a dia dos lojistas, além de tornar a experiência do consumidor mais tranquila. 

As normas para vestimenta feminina irão compor um importante trio de referenciais da ABNT, que já fez trabalho semelhante para medidas de roupas infantis e masculinas. São normas que tratam, essencialmente, da designação de tamanho de vestuário, não sendo diretamente relacionada aos sistemas de tamanho. A Comissão de Estudo de Medidas de tamanho de Artigos Confeccionados, que pertence ao ABNT/CB-017 estabeleceu um sistema de indicação de tamanhos que apresenta, de forma direta e fácil, o entendimento das medidas corporais femininas para os biótipos tipo retângulo (biótipo no qual os perímetros do tórax e do quadril são próximos e a medida da cintura não é muito marcada), e colher (biótipo no qual existe uma diferença positiva entre os perímetros do quadril e do tórax) - aos quais está destinado o vestuário. 

Com a condição de determinar cuidadosamente a forma do corpo e de indicar medidas apropriadas, este sistema permite que o consumidor escolha o seu tamanho adequadamente. 

Por: Fernanda Baldioti

https://br.fashionnetwork.com/news/Abnt-propoe-a-padronizacao-de-ta...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 949

Responder esta

Respostas a este tópico

a live foi dia 14/01 e a publiação em 15/01? como posso participar desse debate?

Tadeu, a votação dessa norma  na consulta nacional da abnt segue até dia 19/01, entre no site da ABNT.org.br, busque : normalização, consulta nacional, cb017, projeto 16933. Desejando mais informações maria_adelina_pereira@hotmail.com

Para votar tenho que me cadastrar na ABNT? Entrei no site depois na consulta nacional e cliquei no projeto e pediu para cadastrar.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço