Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Abrapa discute estratégias de controle da mancha-alvo em reunião técnica com Mapa

No dia 07 de novembro, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) participou de uma reunião técnica, em Brasília, com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Algodão e Embrapa Soja, da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Staphyt, Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) Brasil, Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho). No encontro foram discutidas estratégias de controle da mancha-alvo (Corynespora cassiicola), doença fúngica grave que prejudica a produtividade da soja e do algodão, principalmente pela desfolha precoce das plantas cultivadas.

 

De acordo com Edivandro Seron, consultor técnico da Abrapa, os pesquisadores apresentaram resultados dos "ensaios de rede", conduzidos ao longo dos últimos anos nas principais regiões do país, sobre o controle, estratégias de manejo da mancha-alvo e debateram sobre as tecnologias que estão sendo utilizadas pelos produtores e os novos produtos para a prevenção e controle, que ainda aguardam o registro dos órgãos reguladores.

 

“O fungo causador da mancha-alvo na soja e no algodão é altamente resistente, podendo sobreviver por mais de uma safra no solo e em restos culturais de plantas hospedeiras. Ele também pode ser transmitido por sementes infectadas. Chuvas e ventos facilitam a dispersão inicial do inóculo, que se instala nas folhas inferiores da planta, onde as primeiras lesões surgem. Essas lesões produzem esporos que se dispersam, iniciando novos ciclos de infecção”, explicou.

 

Condições de alta umidade, como períodos chuvosos, folhagem constantemente úmida e umidade relativa do ar acima de 80%, favorecem o desenvolvimento da doença. Além disso, o cultivo em menores espaçamentos e com alta densidade populacional contribui para a criação de um microclima ideal para a proliferação do fungo.  “A apresentação dos ensaios é fundamental para desenvolver e avaliar estratégias eficazes no combate à mancha-alvo. Esses estudos oferecem dados essenciais sobre o comportamento do fungo, as condições que favorecem sua propagação e as melhores práticas de manejo”, finalizou.

https://abrapa.com.br/2024/11/08/abrapa-discute-estrategias-de-cont....

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 12

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço