Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e as Associações Estaduais iniciam, nesta semana, uma série de palestras sobre o funcionamento do novo processo de lançamento de dados do Sistema de Informações de Negócios com Algodão em Pluma (Sinap). “Vamos levar uma equipe até os produtores para que eles aprendam a utilizar o sistema e entendam importância do registro das informações”, diz o presidente da Abrapa, Sérgio De Marco. Em junho, executivos das Associações estaduais assistiram à palestra na sede da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), em São Paulo.

O gerente de operações de mercados físicos da BBM, César Henrique Bernardes Costa, será o responsável por apresentar o Sinap aos produtores.

O primeiro estado a receber a palestra é São Paulo, no dia 10 de outubro, em Ribeirão Preto, no Hotel Ibis, a partir das 13h30. No dia 16, em Rio Verde, será a vez dos produtores de Goiás encontrarem-se no Hotel Gelps, a partir das 14h30. Às 19h do dia 17 de outubro, na Câmara Municipal de Chapadão do Sul, os produtores de Mato Grosso do Sul terão a oportunidade de conhecer o Sinap. Em Mato Grosso, serão três dias de palestras começando sempre às 9h: dia 22, no Hotel Odara, em Sorriso; dia 23, no Sindicato Rural de Campo Novo dos Parecis; e dia 24, na sede da Cooperfibra, em Campo Verde. Por fim, no dia 13 de novembro, é a vez dos produtores mineiros assistirem à palestra, em Patos de Minas, no Hotel Antares, a partir das 13h. As datas para a palestra na Bahia ainda não estão confirmadas.

SINAP – A nova ferramenta do Sinap foi desenvolvida em parceria entre a Abrapa, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) e a BM&F Bovespa. O sistema permitirá consolidar em um banco de dados todos os negócios de algodão em pluma do mercado interno, importação e exportação. “É uma ferramenta muito importante e que deve servir de exemplo às demais cadeias”, diz o diretor da BM&F, Ivan Wedekin.

Para o produtor de algodão que a efetuar venda direta, sem corretor, a Abrapa será responsável pelo pagamento dos registros de negociação. O custo será de 0,05% sobre o valor do negócio cadastrado. A medida visa aumentar a adesão do número de registros de negociações feitas pelos produtores diretamente com os compradores no novo Sinap. “Queremos que o produtor registre suas informações de compra e venda, por isso a Abrapa se comprometeu a pagar pela inscrição dos negócios no Sinap. O novo sistema busca ter 100% das negociações registradas, o que é importantíssimo para termos uma visão de futuro do comércio de algodão. De posse desses dados, o produtor terá parâmetros para seus negócios e também teremos números mais confiáveis para poder cobrar políticas públicas para nosso setor”, diz Sérgio De Marco. Hoje, apenas cerca de 35% das negociações são feitas via corretores credenciados junto a BBM. Os produtores podem acessar o Sinap pela página inicial do site da Abrapa (www.abrapa.com.br).

Exibições: 108

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço