Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Nesta nova temporada de verão com os termômetros batendo a casa dos 42 graus, sensação térmica de 50 e o calor insistindo em não dar nenhuma trégua, resolvemos abordar neste post um assunto que é de capital importância para pessoas que ficam expostas ao sol, por necessidade ou por lazer.
O uso de um boné, viseira ou chapéu é fundamental para a proteção de nossos rostos haja visto o aumento significativo da incidência de câncer de pele em pessoas de todas as regiões do Brasil
Fabricantes destes artigos (bonés, viseiras, chapéus, etc...) devem ter atenção redobrada na escolha das matérias-primas com as quais estes acessórios vão ser confeccionados.
Ao contrário do que muita gente pensa, os tecidos naturais como o algodão
( principalmente os de tonalidades mais claras ), não são os mais indicados para emprego em suas confecções pois o seu fator de proteção solar comparado a tecidos de outras composições têm desempenho bem inferior.
Excluindo tecidos que já são fabricados com fator de proteção ultravioleta (FPU), os tecidos sintéticos são os mais indicados quando pensamos em proteção solar. Enquanto o algodão apresenta FPU 5 ( molhado cai para 2 ), o poliéster apresenta 16.
A densidade do tecido ( número de fios por unidade de comprimento ) também influencia no FPU, quanto mais denso for o tecido, mais proteção.
A cor do tecido é outro aspecto muito importante a ser considerado também, pois corantes absorvem radiações de formas diversas. As cores com FPU mais altos são o preto, o azul escuro ( lembremos dos tuaregs dos desertos ) e o vermelho.
Um tecido de poliéster branco apresenta FPU de 16 enquanto o vermelho escuro, 29, e o preto 34. Tecidos claros pouco absorvem RUV ( raios ultra-violetas ) e ainda podem refleti-los em direção á face.
Vamos aproveitar o verão de forma consciente e saber escolher o tipo de proteção a ser utilizada.

Exibições: 92

Anexos

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço