O mais recente Global Lifestyle Monitor 2025 revela que o algodão continua a ser a fibra preferida dos consumidores em todo o mundo, destacando-se pelo conforto, qualidade e confiança ambiental.

[©Cotton Incorporated]

Além de evidenciar a preferência pela fibra, o estudo da Cotton Incorporated e da Cotton USA, que inquiriu 13.026 consumidores em 13 países, revela que os consumidores estão dispostos a pagar mais por vestuário produzido com fibras naturais.

No que respeita aos principais fatores que impulsionam as compras de vestuário, a qualidade, a durabilidade e o conforto continuam a ser determinantes, «reforçando a posição do algodão como a escolha natural para os consumidores de todas as faixas demográficas», sublinha a Cotton Incorporated.

Os dados mostram que três em cada quatro consumidores (75%) preferem vestuário feito de algodão, misturas de algodão ou denim. Além disso, 67% classificam as roupas de algodão como as mais confortáveis, 66% consideram-nas mais macias, 59% apontam-nas como as de melhor qualidade, 56% destacam a sua autenticidade e 49% identificam-nas como as mais sustentáveis, quando comparadas com peças de poliéster ou viscose. Mais de metade dos inquiridos (59%) afirma estar disposta a pagar mais por vestuário produzido com fibras naturais, apontando o conforto (66%) e a qualidade (63%) como principais razões para essa escolha.

«No Dia Mundial do Algodão [7 de outubro], reconhecemos a fibra que continua a ser a mais atraente para os consumidores em todo o mundo. O conforto e a qualidade continuam a ser as principais prioridades dos consumidores e o algodão oferece ambos, naturalmente. Os dados mais recentes do Global Lifestyle Monitor confirmam que o algodão é a fibra preferida dos consumidores para o uso diário, desempenho e sustentabilidade», afirma William Kimbrell, presidente e diretor executivo da Cotton Incorporated.

A confiança ambiental no algodão surge também como um fator relevante, com a maioria dos consumidores (83%) a considerar o algodão e outras fibras naturais seguras para o ambiente, enquanto menos de metade partilha essa perceção em relação a fibras sintéticas e artificiais como a viscose (48%), o poliéster (46%) ou o Tencel (41%).

A pesquisa revela ainda que a sustentabilidade assume um peso crescente nas decisões de compra. Três em cada quatro consumidores mostram-se interessados em vestuário sustentável, com 21% a considerá-lo essencial e 54% a afirmar ser «bom ter». No retalho físico, o algodão beneficia ainda de uma vantagem tátil, já que 71% dos consumidores valorizam a possibilidade de experimentar a roupa e 56% gostam de perceber a textura do material antes de comprar.

«Os resultados do Global Lifestyle Monitor deste ano mostram que os pontos fortes do algodão – conforto, qualidade e confiança ambiental – são exatamente o que os consumidores procuram, independentemente de onde vivem. À medida que as marcas e os retalhistas se adaptam às mudanças nos hábitos dos consumidores e às condições económicas mais restritas, a durabilidade e versatilidade do algodão tornam-no uma escolha inteligente para criar produtos que duram, têm repercussão global e cumprem os objetivos de sustentabilidade», afirma Liz Hershfield, diretora executiva da Cotton USA.

https://portugaltextil.com/algodao-domina-escolhas-dos-consumidores/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 13

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço