Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Algodão não é tão sedento de água, diz novo relatório sobre desinformação na moda

Falta de chuvas afeta plantação de algodão na Bahia

Um novo relatório sobre a desinformação na moda afirma ter desmascarado os mitos em torno da natureza intensiva de água do algodão. De acordo com a pesquisa, conduzida pelos grupos da indústria de denim e algodão Transformers Foundation e ICAC, as premissas nas quais baseamos nossas decisões de compra de moda nem sempre são precisas.

Sustentabilidade se tornou um dos maiores chavões na indústria da moda, com marcas aumentando suas credenciais verdes e os compradores ficando mais exigentes com as matérias primas utilizadas. Um material, em particular, foi mal visto: o algodão. E um novo relatório sugere que o algodão não merece tudo isso.

relatório foi publicado por duas associações da indústria – Transformers Foundation e ICAC – com suas próprias agendas para limpar a imagem do algodão. Mas talvez haja algo a ser dito sobre a precisão dos números em torno do algodão, especialmente no que diz respeito à sua pegada hídrica, e se devemos ser mais cuidadosos ao chegar a conclusões rápidas.

Dados sem qualquer contexto alimenta a desinformação da moda

“A moda tem um problema sério e crescente de desinformação”, diz o relatório. “Números desatualizados são amplamente compartilhados, assim como dados sem qualquer contexto.” Usando o algodão como estudo de caso, o relatório afirma que números como “são necessários 20.000 litros de água para fazer uma camiseta” não são exatamente verdadeiros.

De acordo com o ICAC, o algodão gasta cerca de 1.931 litros de água de irrigação para produzir 1 quilo de fibra, que é o que você precisa para uma camiseta. Globalmente, o algodão usa 6.003 litros de água da chuva para produzir 1 quilo de fibra. Outro problema com esse número é que as médias globais flutuam. Dependendo de onde o algodão está sendo cultivado, há uma grande diferença na quantidade de água necessária para produzir fibras.

O clima, as chuvas e a tecnologia de irrigação variam muito de um país para outro e, muitas vezes, de região para região, e até mesmo de campo para campo. Para citar um exemplo, nos Estados Unidos, os cotonicultores do sudeste usam em média 234 litros de água irrigada por quilo de algodão em comparação com os agricultores do oeste, que usam 3.272 litros de água irrigada por quilo ”, diz o relatório.

O estresse hídrico é um problema real, mas o papel do algodão nele foi dramatizado

Outro “mito” que o relatório desmascara é a ideia de que o algodão contribui diretamente para o estresse hídrico e é uma cultura inerentemente sedenta de água.  “O algodão é cultivado em muitas regiões com escassez de água e pode contribuir para os desafios da gestão da água, mas chamar o algodão de sedento por água de forma isolada, sem contexto adicional, é enganoso”, escreveram os autores.

“O algodão é uma planta tolerante à seca adaptada a regiões áridas. Não é um consumidor proporcionalmente alto de água de irrigação (água azul) em comparação com muitas outras culturas. O algodão em caroço usa 3% da água agrícola do mundo globalmente, com base nos dados mais recentes disponíveis de 2010, que é aproximadamente igual a 2,7% da terra arável plantada com algodão ”.

Existem também outros fatores que influenciam o estresse hídrico, em vez de “culpar” uma única safra ou um subconjunto de agricultores, destacou a pesquisa. Esses fatores incluem a falta de tecnologias de economia de água e disponibilidade local de água.

“A relação entre agricultura, algodão e gestão sustentável da água é complexa. Chamar algodão – uma planta que é cultivada em regiões áridas porque é tolerante à seca – sedento por água é enganoso e pode levar os consumidores a depreciar uma safra ou fibra em vez de abrir uma conversa sobre gestão da água e sustentabilidade no setor de algodão. ”

Para Andrew Olah, fundador da Transformers Foundation, a principal lição é que é necessário haver melhor transparência e rastreabilidade dos materiais. Em vez de demonizar um único material, as marcas e empresas em toda a cadeia de suprimentos da moda devem oferecer melhores relatórios, monitoramento e dados sobre suas práticas ambientais.

“Imaginamos um futuro em que os agricultores tabulem a quantidade de pesticidas que usam, a quantidade de água que usam, todos os diferentes insumos para comparar isso com sua produção e continuar recuperando o fluxo de dados até o fim da vida útil de um produto”, ele compartilha .

https://www.transformersfoundation.org/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 189

Responder esta

Respostas a este tópico

muito bom o tema desse artigo

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço