Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

No post anterior “Calça jeans pode deformar o corpo” abordei os riscos que a calça jeans pode oferecer à saúde, bem como a importância da aplicação da ergonomia na modelagem. Continuando a abordar ainda sobre modelagem, além da saúde, o olhar do designer de moda se volta a outros problemas de construção de modelagem, que são constantes e causam desconforto ao vestir.

São alguns deles: comprimentos inadequados, alturas de ganchos traseiros curtos, desproporção entre cintura e quadril e cós inadequados. Esses problemas se intensificam nas modelagens de jeans sem elastano.

A imagem abaixo mostra o caso de desproporção de cintura e quadril, nesse caso a cintura esta apertada em relação ao quadril. É nítida a ocorrência dos “papos” na altura do quadril, pois a modelo é magra, geralmente na maioria das pessoas a peça fica justa no quadril e não abotoa na cintura.

Calça com cintura desproporcional ao quadril/ Acervo pessoal


Já na figura abaixo, nota-se uma calça com o quadril mais ajustado e pernas largas abaixo dos glúteos. Também um problema que é acentuado nas modelagens em tecido jeans sem elastano.

Calça ajustada no quadril e larga abaixo dos glúteos/ Acervo pessoal


Outro problema observado nas calças, já mencionado acima, e demonstrado na imagem abaixo é altura de gancho traseiro curto. No movimento de agachar, ou sentar, proporciona desconforto e incomodo numa grande faixa do público consumidor.

Calça com altura do gancho traseiro curto/ Reprodução


Também existem alguns problemas que podem ser observados no setor de corte na indústria de confecção e que trazem consequências prejudiciais na qualidade do produto final.


Por Bruna Dezan
Designer de Moda

http://www.audaces.com/br/Educacao/Falando-de-Educacao/2013/8/12/an...

Exibições: 706

Responder esta

Respostas a este tópico

não e um problema esta calça de gancho baixo,e uma geração que gastava deste tipo de calça. hoje não mais,as calças são intermediarias, ..........

 Penso o seguinte padrão que é modelagem básica,não deve ser  ser mudada na parte da  altura do gancho  traseiro .Para meus clientes meus clientes não mexo ,desço  na parte dianteira  que preciso, morrendo   na vértice  traseira  ! clientes com lordose são prejudicados quando isso não acontece ! 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço