Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

É importante que o empresário desenvolva estratégias de valorização da marca e atuação em nichos específicos

Para 2013, as indicações voltadas ao setor de vestuário são de observação e iniciativas internas à empresa. Observar o cenário internacional é um ponto importante nesse ano, visto que as mudanças econômicas na Europa e Estados Unidos podem modificar as iniciativas de exportação de várias empresas, que enviam produtos para os países que estão em crise, além de monitorar de forma constante a China. A proposta, neste sentido, é desenvolver novos mercados ampliando assim a capilaridade dos produtos brasileiros no mercado internacional.

A mudança das classes econômicas no Brasil também pode direcionar para um consumo interno crescente. Esse aspecto exige por parte das empresas de vestuário maior competitividade e estratégias bem definidas de atuação no mercado interno.

Além disso, o relatório considera como primordial o investimento no aumento da produtividade, pois esse investimento se elevará com a modernização de máquinas e equipamentos, novos processos produtivos e mão de obra qualificada. O aumento da produtividade deve ser um dos objetivos dos empresários em 2013.

Para isso, as empresas do setor podem buscar agências de fomento voltadas aos projetos de inovação, como BNDES e Finep, que dispõem de recursos para investimento seja com juros mais baixos, ou mesmo não-reembolsáveis.

A atuação do governo para o aumento da competitividade na indústria de vestuário também contribuirá para alguma melhora no setor, com a manutenção da taxa cambial nos níveis atuais, a cobrança de 4% de ICMS sobre as importações, a redução dos custos de energia e a desoneração da folha de pagamento.

Essas políticas devem apoiar a redução dos custos de produção, mas o relatório destaca que as medidas ainda não serão suficientes para elevar a competitividade tão esperada. Outros detalhes podem ser conferidos a seguir.

Clicar no link abaixo:

Apostila - O que o Vestuário pode Esperar para 2013?.pdf

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - Clique Aqui

Exibições: 965

Anexos

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço